Moradores do Jóquei fazem protesto por mais segurança
Daniela Abreu 24/03/2017 18:23 - Atualizado em 27/03/2017 10:00
Rodrigo Silveira
Manifestação no Jóquei Clube/Rodrigo Silveira
Quatro dias após o assassinato de Geciane Silva de Medeiros, moradores da rua João Manoel de Faria, onde a mulher foi morta, no bairro Jóquei Clube, fizeram uma manifestação para pedir mais segurança para bairro, além de mais iluminação e asfaltamento na rua. O protesto aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), quando os manifestantes atearam fogo em galhos e pneus para bloquear avenida Presidente Kennedy, principal via do Jóquei.
Segundo um morador, que não quis se identificar, documentos da Prefeitura atestariam que a rua João Manoel de Faria foi asfaltada quatro vezes, no entanto, o local possui calçamento. “Nós gostaríamos que os ex-prefeitos explicassem onde está esse asfalto”, comentou.
Além disso, os postes de iluminação pública ficam apenas em um lado da rua o que deixa a via escura e compromete a segurança. “Aqui sempre tem assalto e não tem policiamento constante”, disse o morador.
Os moradores desconhecem o presidente da associação de moradores do bairro, mas que iriam buscar se organizar para requerer seus direitos.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Fabiano Souza, lembrou que em todas as primeiras quartas-feiras de cada mês acontece o Café Comunitário, onde a população pode levar as demandas de seus bairros. Na próxima quarta-feira o local do encontro, aberto à sociedade, será o 8º BPM. Ele lembrou também a importância de se acionar o 190 em situações de roubo, mesmo que o caso não seja registrado na delegacia, que no período de greve está notificando apenas flagrantes. “A gente trabalha em cima da subnotificação, de acordo com o que chega para nós. Nem todas as pessoas acionam o 190. Vão direto para a delegacia e lá desistem da ocorrência. O que resolve é o registro na delegacia, mas quando somos acionados sabemos da notificação nos locais e direcionamos policiamento”, lembrou o comandante.
Rodrigo Silveira
Manifestação no Jóquei Clube / Rodrigo Silveira
Em nota, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos, explicou que “encaminhará equipe para avaliação e levantamento no local, mas que também poderá receber o representante da Associação de Moradores para que este apresente pessoalmente as necessidades do bairro”.
Já o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que por meio do projeto Mobilidade Participativa, que acontece às quintas-feiras, das 14h30 às 17h, na sede do órgão, a população também pode levar as demandas de cada bairro para conversa com seus representantes. Para participar do Mobilidade Participativa, é necessário apenas agendamento junto ao órgão, que se localiza à rua Barão da Lagoa Dourada, 97. A superintendência de Iluminação Pública informou que vai encaminhar equipe ao local para realização de vistoria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS