Conscientização sobre a Tuberculose no Centro
Paula Vigneron 24/03/2017 13:28 - Atualizado em 24/03/2017 13:28
Campanha realizada no centro
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), está sendo realizada, nesta sexta-feira (24), uma campanha para conscientização da população de Campos. A ação, que prosseguirá até as 16h, acontece no calçadão, no Centro, e é promovida pelo Programa de Controle da Tuberculose em parceria com a secretaria Municipal de Saúde.
A proposta é mostrar aos campistas, por meio da distribuição de panfletos, informações sobre a doença, como os sintomas, o diagnóstico e o tratamento. De acordo com a coordenadora do programa, Verônica Verdan, é preciso que as pessoas saibam que a tuberculose tem cura:
— O tratamento é realizado com seis meses. A distribuição da medicação é gratuita e é feita no Programa de Controle da Tuberculose, que fica atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG). Na ação, estamos em parceria, também, com as unidades básicas de saúde. Elas receberam panfletos e cartazes para levar informação à população.
A coordenadora informou que é necessário ficar atento aos sintomas: emagrecimento, febre no final da tarde, tosse por mais de três semanas, falta de apetite, suor noturno, cansaço ou dor no peito.
— Quando as pessoas aparecem com esses sintomas, a gente orienta para procurar o programa e fazer os exames de baciloscopia e raio-X. Eles são feitos em tempo real. O resultado sai no mesmo dia, e o paciente começa o tratamento imediatamente — explicou Verônica.
Atualmente, Campos contabiliza aproximadamente 200 casos por ano. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa. Espirros, tosse ou o ato de falar espalham a bactéria no ar, que pode ser aspirada por quem estiver no ambiente. Não há transmissão devido ao compartilhamento de talheres, copos, toalhas ou banheiros. Beijos e abraços também não representam risco. A doença, que ataca principalmente os pulmões, pode ocorrer também em ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).
Campanha realizada no centro/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS