Dois são presos por cartel de gás
Daniela Abreu 16/03/2017 00:00 - Atualizado em 16/03/2017 15:55
O presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás de Cozinha (Singacerj) em Campos, Carlos Alberto Batista, e o proprietário das revendas da Supergasbrás na região, José Antônio Crespo Brandão, foram presos na manhã desta quarta-feira após denúncias de formação de cartel na venda de gás de cozinha.
Segundo o Ministério Público, os mandados de prisão preventiva foram decretados após investigação de que ambos estipulavam um valor único de venda do gás em todo o município. Foram cumpridos ainda mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios dos acusados. A participação de dois agentes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e de policiais militares também é investigada.
Segundo a denúncia, desde 2013 os dois e outros suspeitos não identificados, comerciantes de gás de cozinha e agentes públicos, organizaram e participaram de reuniões feitas pelo presidente do Singacerj para que todos fixassem o preço do produto em R$ 50, variando pouco para mais ou para menos.
Segundo o promotor Fabiano Rangel, “o cartel interferia na concorrência e prejudicava consumidores ao aumentar preços de forma artificial, restringindo ofertas e tornando os bens mais caros à população”.
O MP informou ainda que a investigação durou dois anos, com oitiva de dezenas de pessoas, além de diligências, resultando na denúncia criminal apresentada ao juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Campos.
O caso foi informado comunicado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e ao Procon de Campos.
Os acusados foram transferidos para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS