Moradores fecham BR 101 em Nova Canaã
Julia Beraldi e Paula Vigneron 13/03/2017 15:15 - Atualizado em 14/03/2017 13:29
  • Moradores protestam em Nova Canaã

    Moradores protestam em Nova Canaã

  • Moradores protestam em Nova Canaã

    Moradores protestam em Nova Canaã

  • Moradores protestam em Nova Canaã

    Moradores protestam em Nova Canaã

  • Moradores protestam em Nova Canaã

    Moradores protestam em Nova Canaã

Moradores de Nova Canaã, em Campos, fecharam a BR 101, nesta segunda-feira, para reivindicar melhorias na Creche Escola Nova Canaã e na Escola Municipal Ari Batista. O ato teve início às 11h, quando os manifestantes atearam fogo em galhos e móveis para bloquear a via. Pais de alunos disseram que as unidades não estariam fornecendo materiais escolares e uniformes para as crianças, além de estarem sem segurança e com problemas estruturais. Na escola Ari Batista, outro agravante preocupa os moradores: a falta de alimentos.
Lais Lima é mãe de uma menina de dois anos que estuda na creche e contou que a filha já foi encontrada na rua por moradores do bairro, porque não havia porteiro no local.
Cerca de cinco horas depois, a pista foi liberada pelos moradores após o secretário de Educação Brand Arenari recebê-los, com a promessa de que os problemas serão resolvidos. Manifestantes informaram que a escola Ari Batista não funcionará nesta terça, retomando as atividades na quarta. Já a Creche Escola Nova Canaã funcionará nesta terça-feira, das 13h às 16h.
Outras creches de Campos também passam por dificuldades. Uma delas é a Zumbi dos Palmares, no Parque Santa Rosa. De acordo com a auxiliar de serviços gerais Simone Correa, mãe de uma criança de dez meses, a escola passou por problemas relacionados à depredação no ano passado. Apesar das circunstâncias, as aulas foram retomadas em fevereiro, mas houve necessidade de paralisação para manutenção e a previsão é de que o funcionamento seja normalizado nesta terça.
Segundo os pais de estudantes, as creches Francisco Alves Dias (Parque Santa Clara), Bruno da Silva Macabu (Parque Boa Vista) e do Parque Imperial têm problemas relacionados à falta de água. De acordo com a manicure Jocileide Maria da Silva, de 35 anos, mãe de um aluno da Francisco Alves Dias, as crianças foram liberadas três horas mais cedo e nesta terça a unidade não vai funcionar.
Em nota, a secretaria Municipal de Educação informou que encaminhou uma equipe para analisar a estrutura da cisterna da Escola Municipal Ary Bastista Rangel. O setor de Infraestrutura do órgão explicou que está, em conjunto com a concessionária Águas do Paraíba, agilizando medidas para implantação de uma nova cisterna e que, até a chegada do equipamento, haverá abastecimento de água por meio de caminhão-pipa.
Em relação à merenda escolar, uma equipe da Prefeitura já foi enviada ao local para o abastecimento dos itens necessários para a alimentação dos alunos, além de fornecimento de complementação de material para higiene. Além disso, segundo o órgão, será encaminhado um superintendente ao local para verificação das demais solicitações, ainda esta semana.
Sobre as demais unidades a Prefeitura divulgou:
“Creche Francisco Alves Dias: Foi enviada uma equipe para avaliação ontem para regularização do fornecimento de água. Hoje (terça) está programado reparo na parte hidráulica da creche;
Creche João Batista Veiga: A secretaria está buscando repor as peças onde houve caso de furto;
Creche do Parque Imperial: Segundo o setor de Infraestrutura, a bomba que abastece o local já está em funcionamento;
Creche Bruno da Silva Macabu: Segundo o setor de Infraestrutura, a bomba que abastece o local já foi reconstituída;
Creche Zumbi dos Palmares: Estão sendo realizados reparos essenciais para a volta às aulas, após a mesma sofrer vandalismo;
É importante ressaltar que a secretaria de Educação vai cumprir o calendário letivo, repondo as aulas”.
Sem fornecimento, materiais estão sendo cobrados dos alunos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS