Audiência pública no MP discutirá segurança
12/03/2017 15:46 - Atualizado em 14/03/2017 11:10
Divulgação
Reunião para discutir implantação do Ciosp / Divulgação
A implementação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) no município de Campos será tema de audiência pública nesta terça-feira (14), às 14h, na sede do Ministério Público Estadual. A convite do prefeito Rafael Diniz, o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia irá ministrar uma palestra sobre a implantação do Ciosp, abordando os resultados positivos obtidos no município de Volta Redonda, no Sul Fluminense, que conta com o sistema desde 2010, além de apontar os benefícios que o sistema de vigilância poderá trazer para a segurança pública da região Norte Fluminense.
De acordo com a promotora da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, Renata Felisberto, o Ciosp tem como principal objetivo disponibilizar aos órgãos de segurança pública os recursos necessários para que possam executar suas atividades de forma mais qualificada e eficiente, prevenindo e coibindo ações delituosas, agilizando o atendimento emergencial de pronta resposta por meio de recursos tecnológicos de última geração.
— Nosso intuito é apresentar essa outra realidade, uma experiência exitosa iniciada no município de Volta Redonda, e tentar implementar e aperfeiçoar o Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac). É uma tentativa de minimizar a violência em nossa cidade por meio do uso de câmeras de tecnologia avançada, auxiliar na investigação de crimes já ocorridos, no monitoramento do trânsito e das ruas. Apesar de a segurança pública ser uma atribuição do Estado, existe um interesse local nesse combate – explica a promotora Renata Felisberto.
O debate pela implementação do Ciosp teve início em janeiro, quando o prefeito Rafael Diniz, acompanhado do procurador-geral do município, José Paes Neto, participou de reunião para tratar de questões relacionadas ao combate à criminalidade em Campos. A reunião foi proposta pela promotora Renata Felisberto e contou com a participação de autoridades das polícias Civil e Militar. Durante o encontro foi colocada a necessidade da criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para coibir prática de crimes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS