Sai Emec e entra Vital nas praças
Daniela Abreu 11/03/2017 14:55 - Atualizado em 14/03/2017 11:09
Rodrigo Silveira
Jardim na entrada da cidade/Rodrigo Silveira
Com mais de 100 praças, entre a área central, distritos e localidades, Campos, depois de receber investimentos na jardinagem, ficou sem manutenção e irrigação nessas áreas por meses, que se estenderam do final da última gestão ao início da atual. Segundo o atual secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, os serviços foram abandonados pela Emec Obras e Serviços, antes do término do contrato firmado na última gestão, que se extinguia em fevereiro. O motivo teria sido a falta do pagamento de R$ 1,4 milhão celebrado pelo contrato, acrescido do aditivo de R$ 200 mil, nos últimos meses da gestão anterior. Para solucionar o problema, uma força-tarefa foi montada com a superintendência de Limpeza Pública até que o contrato com a Vital Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo e varrição, fosse analisado para saber se a empresa poderia incorporar o serviço. No próximo dia 15, as atividades serão retomadas.
De acordo com Leonardo, no início desta gestão, foi criada uma comissão de análise de contratos que observou o valor exorbitante e outras irregularidades, que, dentro da situação econômica em que se encontram os cofres públicos, tornaram inviável a renovação do contrato. Diante da necessidade de manter o serviço, com rapidez para não comprometer as plantas, a análise do contrato da Vital foi pedida à Procuradoria do Município e Controladoria Geral do Município. “Já conversei e já está praticamente certo. O serviço vai começar no dia 15 e quem vai prestar esse serviço é a própria Vital. Foi acordado que ela vai incorporar as atividades. Foi feita simplesmente uma complementação do que eles já prestavam. Foi a forma que a gente encontrou de continuar a prestar o serviço de forma a não perder qualidade e a eficiência”, disse.
Desde que assumiu a secretaria, Leonardo tem desenvolvido um trabalho de emergência, em conjunto com a superintendência de Limpeza Pública, na tentativa de preservar plantas de praças e jardins do município. Foi montada uma força-tarefa para atender locais como o trevo na entrada da cidade, o Jardim do Liceu, Jardim São Benedito e pracinha do Jóquei, além de canteiros de avenidas e emergências de bairros, por meio de solicitação à secretaria.
Rodrigo Silveira
Jardim na entrada da cidade/Rodrigo Silveira
Revitalização do horto é um dos objetivos
Um dos projetos da atual gestão de Desenvolvimento Ambiental é revitalizar o horto municipal, dando ao espaço ares de Jardim Botânico. Segundo Leonardo, desde que assumiu a pasta, as equipes têm feito a limpeza, poda de árvores e a organização, identificação e catalogação de mudas.
Outro anseio do secretário é a construção de uma horta medicinal, onde as pessoas cadastradas poderão utilizar e buscar ervas e plantas para chás e remédios. Além disso, será mantido o projeto de coleta de óleo de cozinha usado.
Outro projeto da atual gestão é ampliar as atividades no Centro de Educação Ambiental Prata Tavares, que fica na avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, reunindo acervo sobre preservação e conservação da natureza. O espaço conta ainda com jardim sensorial, para portadores de necessidades especiais, além de um bosque com árvores nativas e frutíferas que servem de espaço de caminhada. O objetivo é atender às escolas, sob cadastro, e abrir aos finais de semana para a população, mediante agendamento.
Paulo Sérgio Pinheiro
Jardim do Liceu / Paulo Sérgio Pinheiro
Descupinização foi feita no Jardim do Liceu
No último dia 3 foi iniciada a descupinização e poda de árvores, além da manutenção do Jardim do Liceu. A ação está compreendida no cronograma que está sendo elaborado para que o trabalho se estenda por outros locais da cidade, a partir da próxima semana.
— Somente na praça do Liceu existem cerca de 50 árvores e não havia manutenção para a preservação das mesmas. A equipe da secretaria aproveitou também para esgotar a água que estava acumulada no chafariz — explicou Leonardo Barreto acrescentando que quem quiser solicitar descupinização deve entrar em contato pelo número 98168-9588.
Dentro das ações de manutenção, o chafariz do jardim também recebeu limpeza. O espaço foi alvo de denúncia à Folha da Manhã, que enviou equipe ao local no final de janeiro, quando constatou excesso de lixo no espelho d’água, inclusive locais que serviriam de abrigo para o mosquito da dengue.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS