Testes cognitivos e físicos serão feitos com 40 idosos
08/03/2017 19:24 - Atualizado em 09/03/2017 13:17
A superintendência dos Direitos do Idoso de Campos iniciou na última semana, em parceria com alunos do curso de educação física do Isecensa, mais um dos programas da rede de proteção social para o envelhecimento ativo e saudável. O projeto consta de uma sessão de testes cognitivos e físicos com 40 idosos do Clube da Memória da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, antigo Clube da Terceira Idade, que não praticam atividades físicas. Durante os testes será avaliado o efeito da extensão da técnica de otimização e atividade cerebral associada a atividades físicas.
De acordo com o coordenador de Educação Física do Isecensa, Maurício Calomeni, o exercício físico auxilia na oxigenação do cérebro, que por consequência, melhora a atividade cerebral. “Nosso objetivo é melhorar a atividade cognitiva por meio de um tratamento mental para conseguirmos retardar o processo de instalação da demência. Quanto mais esse processo for freado, mas controlaremos a evolução de doenças como o alzheimer. Queremos proporcionar aos idosos da Casa de Convivência uma oportunidade de lutar por uma melhor condição de vida”, contou.
No total serão aplicados quatro testes, que vão avaliar a capacidade funcional e a fragilidade cognitiva e mental dos idosos. A partir destes testes, a equipe traçará um perfil e aplicará, posteriormente, atividades físicas associadas com a atividade cognitiva. Os testes serão reaplicados a cada 30 dias para que a equipe acompanhe a evolução dos idosos.
O primeiro teste avaliou o estado mental do idoso por meio de um questionário. O segundo vai verificar a velocidade do processamento mental e é chamado de ação e reação. Essa etapa é feita no computador, onde o idoso precisa reagir a estímulos. O terceiro módulo avalia a memória. O idoso precisa armazenar dígitos e depois repetí-los na mesma ordem apresentada. A última fase será o teste de autonomia funcional, que simula movimentos cotidianos como sentar e levantar de cadeiras e caminhar pela casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS