Palestra abre programação da Semana da Mulher
06/03/2017 18:30 - Atualizado em 08/03/2017 17:30
  • Palestra aconteceu no Creas II

    Palestra aconteceu no Creas II

  • Palestra aconteceu no Creas II

    Palestra aconteceu no Creas II

Uma palestra com a presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Suellen André de Souza, abriu na manhã desta segunda-feira (6), a programação da Semana da Mulher - "Dignidade e Direito: Esses são Nossos Presentes”. A palestra, com o tema "Violência de Gênero, Lei Maria da Penha e seus Desdobramentos", aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas III), na avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), e reuniu cerca de 50 mulheres assistidas pelos programas de proteção desenvolvidos pela prefeitura.
— Em oito meses que acompanhei registros feitos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), pude comprovar que a violência contra a mulher em Campos ainda é muito grande. Por isso é importante levarmos orientações e conscientização sobre a necessidade do empoderamento da mulher — afirmou Suellen.
Com projeção de slide e um trabalho interativo com a plateia, a palestrante discursou sobre os casos de maior ocorrência no dia a dia das famílias e a importância de se lutar contra a cultura do machismo. “São características construídas pela sociedade, não ligadas ao ser biológico. A violência contra a mulher vem de comportamentos que são perpetuados”, acrescentou.
Suellen destacou a importância das novas leis de proteção à mulher, como a “Maria da Penha”, de 1996, mas observou que ainda há muito a ser conquistado. Ela ainda chamou a atenção para casos de machismo partindo até mesmo de mulheres. “A mudança deve começar também na criação dos filhos, mostrar que tanto meninos, quanto meninas têm os mesmos deveres e direitos”.
Após ouvir relatos de experiências de algumas das presentes, a palestrante observou, no entanto, que além da questão policial, tem ainda a psicológica. “Muitas vezes o marido promete não bater mais e a esposa perdoa. Mas então ele volta a cometer violência. Há muitos registros em que o casal precisa de acompanhamento psicológico.”
Para a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Elma Coelho Sizenando, a palestra foi “muito importante para fazer as mulheres presentes refletirem sobre o tema e terem maior consciência sobre seus direitos. E a participação delas, perguntando, interagindo, foi muito importante e acreditamos que atingimos nosso objetivo”.
A programação continua nesta quarta-feira (8), com panfletagem de conscientização no Restaurante Popular, que terá o cardápio especial em comemoração. No mesmo dia, haverá uma homenagem na Câmara Municipal, onde a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, fará palestra às 17h sobre “O Aniversário do Voto Feminino no Brasil”. Já na sexta-feira (10), as atividades vão se concentrar na Praça da República, com serviços diversos, exposições artesanais e culturais e apresentações musicais. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS