Família quer diagnóstico de bebê internado no HFM
Daniela Abreu 02/03/2017 21:04 - Atualizado em 04/03/2017 13:27
Folha da Manhã
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Folha da Manhã
A internação de um bebê de cinco meses há mais de uma semana com um pré-diagnóstico não confirmado de câncer está deixando familiares desesperados em Campos. Segundo Ana Beatriz da Silva Barreto, o pequeno Daniel da Silva Barreto está internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o último dia 21, com o quadro de pneumonia. Segundo os familiares, os médicos teriam identificado um tumor no fígado e abdômen, porém, a falta de aparelhos e encaminhamento para ressonância em outra unidade estariam atrapalhando o diagnóstico conclusivo e início imediato do tratamento.
— Ele foi encaminhado ao Ferreira Machado para fazer exames de sangue e urina porque a pediatra do posto de saúde de Ururaí percebeu que do lado direito da barriga dele estava um pouco alto e duro. No exame de sangue deu anemia e ele ficou internado. Depois, no hospital, eles (médicos) suspeitaram de uma massa no fígado. Então, os médicos falaram que precisava de uma ressonância — contou a tia de Daniel, acrescentando que o tumor teria sido identificado no último sábado.
— Ele ficou de terça até sábado sentindo dor e sem medicação, só deitado no berço. Como ele não poderia continuar assim, o diretor mandou fazer uma tomografia. Ele continuou internado e não pôde ir para casa da família, na Tapera II. Só que ninguém havia passado remédio nenhum. Então, de tanto insistirmos por alguma providência, começaram a dar dipirona para ele, há dois ou três dias — contou Ana Beatriz.
Em nota, a assessoria do HFM informou que “o referido paciente ainda não tem diagnóstico fechado sobre seu caso. Ou seja, ainda não é possível afirmar se tratar de câncer. O menor passará por exame de ressonância, marcado para hoje (ontem). Após (...) fechamento do quadro, a direção do HFM buscará a transferência do menor para uma unidade especializada”.
A equipe de reportagem entrou em contato novamente com Ana Beatriz na tarde desta quinta. Ela contou que a secretaria de saúde teria solicitado que o pequeno Daniel fosse levado a uma clínica particular para a realização de uma ressonância e que o resultado do exame vai sair em nove dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS