Vazamento de óleo em plataforma da Bacia de Campos é investigado
02/03/2017 15:43 - Atualizado em 03/03/2017 12:23
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) investiga um vazamento de óleo na plataforma P-19, da Petrobras, ocorrido na quinta-feira (23), no campo de Marlim, na Bacia de Campos. Em nota, a Petrobras confirmou o incidente e afirmou que 10 litros de óleo vazaram para o mar. Segundo a empresa, o local foi automaticamente fechado e a plataforma mantém a sua produção com os demais poços.
O diretor do Sindicado dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Sérgio Borges, informou que o caso aconteceu durante uma operação de gaseificação no duto de óleo, "em função da dificuldade de surgência da linha de produção".
De acordo com Borges, os operadores perceberam o afloramento a cerca de 1 km de um óleo prateado, que, segundo a gestão da Petrobrás, deve ser óleo residual da linha em razão de, no momento da operação, a tubulação estar cheia de gás. A gerência de SMS afirmou que o Ibama foi informado sobre o acidente e que a linha foi inspecionada com a utilização de um ROV (equipamento para inspeção de dutos).
— O poço está fechado na árvore de natal e não detectaram nenhum vazamento nem próximo da unidade e nem distante. Estão avaliando o quanto de óleo sujou a plataforma em função da formação do spray de gás, quando a linha se soltou ao redor do queixo duro do poço — explicou o diretor.
O Ibama informou que técnicos do instituto fizeram um sobrevoo para ver o tamanho do vazamento. No entanto, não foi encontrada nenhuma mancha de óleo pelos agentes. Segundo o instituto, uma nova vistoria será feita de barco para analisar o tamanho do vazamentos e as consequências ambientais. (A.N.)
Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS