Depois do Carnaval, abertura de inquérito contra Padilha
24/02/2017 22:37 - Atualizado em 27/02/2017 12:17
A Procuradoria-Geral da República deve pedir após o feriado do Carnaval a abertura de um inquérito para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O pedido de investigação deve ser enviado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na manhã desta sexta, foi divulgada a informação de que o presidente Michel Temer manterá o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha no cargo, mas quer explicações sobre o conteúdo do pacote deixado pelo doleiro Lúcio Funaro a ele no escritório de José Yunes. Não se sabe se, com o inquérito, a posição será mantida.
Padilha foi citado em depoimentos de delação premiada de executivos e ex-executivos da Odebrecht como suposto beneficiário de recursos ilícitos no esquema investigado pela Operação Lava Jato. Na noite de quinta-feira, Temer conversou, por telefone, com Padilha, que está em Porto Alegre para tratamento de saúde. Eles acertaram uma licença médica, em princípio, até o dia 6 de março. A depender do resultado da cirurgia de próstata a que será submetido e do andamento das investigações, o afastamento poderá ser estendido.
O presidente está preocupado e desconfortável com a situação porque, além de levar seu principal ministro para dentro da Lava Jato, coloca Padilha e Yunes como adversários. Ambos são considerados os amigos mais próximos de Temer, um pelo lado político, e o outro pelo lado jurídico.
(S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS