Sem clima no TCE, Jonas Lopes pode se aposentar
21/02/2017 09:25 - Atualizado em 21/02/2017 09:25
/
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Jonas Lopes de Carvalho Filho estaria pensando em entrar em breve com pedido de aposentadoria. A informação é do Informe do Dia. Atualmente, Jonas Lopes está de férias. A previsão é que ele retorne ao tribunal no fim do mês, mas quase que automaticamente terá direito à licença-prêmio — a partir de 6 de março. Em dezembro último, o presidente do TCE e seu filho Jonas Lopes Neto foram alvos da Operação Descontrole, resultado de investigação da Força-Tarefa da Operação Lava Jato.
Inicialmente, a medida é vista como sensata. Não há clima para que ele retorne ao tribunal após delatar companheiros de trabalho — outros conselheiros foram citados na delação premiada que negocia com o Ministério Público Federal, como parte da Operação Lava Jato. “Além disso, ele tem direito à aposentadoria integral. Só tem a ganhar”, avalia um aliado ao Informe.
Filho de Lopes, Jonas Lopes Neto também abriu mão do assento que ocupava no conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O afastamento ocorreu após o pai ser conduzido coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal, no dia 13 de dezembro. Jonas Neto estava na mesma situação.
Segundo nota da assessoria de imprensa da PF emitida à época, o objetivo da ação era investigar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entre outros. Quarenta policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em 28 de dezembro, o presidente do TCE-RJ tirou férias do cargo. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS