Jonas estaria pronto para iniciar delação
14/02/2017 11:30 - Atualizado em 14/02/2017 11:30
Divulgação
08012013 - Posse no novo presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior. / Divulgação
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Filho, estaria em pleno processo de delação premiada. A informação é do colunista Lauro Jardim, segundo edição do último domingo (12), do O Globo. De acordo com o colunista, ele já teria denunciado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Picciani, e cinco dos outros seis conselheiros do TCE. Na matéria, o Ministério Público Federal não confirmou o acordo. Jonas Lopes foi indicado para o TCE através do então governador, Anthony Garotinho.
As investigações envolvendo o TCE estão sendo conduzidas pelo subprocurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, com a colaboração da força-tarefa da Operação Calicute no Rio. O inquérito foi aberto com base na delação de dois ex-executivos da Andrade Gutierrez, Clóvis Renato Primo e Rogério Nora de Sá. Eles contaram que, para não ter problemas na aprovação dos contratos de obras e aditivos no TCE, pagaram propina no valor de 1% do dinheiro repassado à empreiteira.
Jonas é considerado, potencialmente, um delator forte. Além de presidir o TCE de 2011 a 2016, pegando o auge das obras que prepararam o Rio para a Copa do Mundo de Futebol e para os Jogos Olímpicos, o ex-presidente também conduzia o processo de fiscalização das contas das prefeituras fluminenses (à exceção da capital) e das autarquias estaduais. Uma das linhas de investigação explorava os contratos do escritório de Jonas Neto, filho do conselheiro e suspeito de operar a propina, com empreiteiras que prestam serviços aos municípios fluminenses.
A Folha entrou em contado com o escritório de Jonas Neto para que comentasse a questão da delação. Até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi enviada. A reportagem também tentou contatar a assessoria do presidente da Alerj, Jorge Picciani, mas sem sucesso. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS