Lava Jato: Fachin reunido com Janot
Suzy Monteiro 03/02/2017 21:52 - Atualizado em 06/02/2017 13:15
Divulgação
Edson Fachin / Divulgação
O ministro Edson Fachin, novo relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), se encontrou nesta sexta com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A reunião durou menos de uma hora e ocorreu no gabinete de Fachin. Segundo a assessoria da Procuradoria Geral da República (PGR), o encontro serviu para definir como os dois gabinetes vão trabalhar nos processos da operação.
Cabe a Janot pedir a abertura de inquéritos e oferecer denúncias contra os acusados da Lava-Jato que têm foro privilegiado, como parlamentares e ministros. Há atualmente 40 inquéritos e três ações penais relacionados à operação no STF. Os números vão crescer depois que forem abertos novos inquéritos decorrentes da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.
Antes de Fachin, o relator da Lava-Jato era o ministro Teori Zavascki, que morreu num acidente de avião em 19 de janeiro. O ministro Edson Fachin foi sorteado o novo relator da Lava Jato após migrar, ainda na quinta, da Primeira Turma do STF para a Segunda Turma - colegiado do qual Teori fazia parte.
Apesar da definição do novo relator, o avanço da Lava Jato está agora nas mãos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Como os acordos já foram homologados pela presidente do STF, Cármen Lúcia, durante o recesso, não há pendências sobre a Odebrecht direcionadas a Fachin.
Entre os procedimentos que o procurador-geral pode solicitar a partir de agora, está uma nova leva de pedidos de abertura de inquérito e denúncias relacionadas ao caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS