Senado abre sessão para novo presidente
01/02/2017 18:05 - Atualizado em 01/02/2017 18:17
Reprodução
Votação no Senado/Reprodução
O senado abriu, às 17h34 desta quarta-feira (1º), a sessão em que os senadores vão eleger o novo presidente da Casa para um mandato de dois anos. Os trabalhos da sessão, que é a primeira de 2017, serão conduzidos pelo atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A disputa pela cadeira de presidente ficará entre os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT). Eunício, aliado do presidente Michel Temer, é tido entre os senadores como o favorito no pleito.
Medeiros, que sequer conta com o apoio do partido dele, espera conseguir votos de parlamentares descontentes com a concentração do poder do Senado na cúpula do PMDB, formada pelo próprio Eunício, por Renan Calheiros e por Romero Jucá (RR).
O novo presidente acumulará a função com o comando do Congresso Nacional – instituição formada pela união da Câmara e do Senado. Além do poder político e das regalias em jogo na eleição, o sucessor de Renan será o segundo na linha de sucessão da Presidência da República.
Durante o processo de votação, Eunício e Medeiros poderão defender suas candidaturas. Os demais senadores não poderão fazer discursos, a não ser que sejam relacionados à votação.
A presença mínima exigida para a votação começar é de 41 senadores. É eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos dos presentes. Não há segundo turno na eleição do Senado.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS