Guarita é arrombada na Uenf
Marcus Pinheiro 21/02/2017 09:41 - Atualizado em 22/02/2017 16:46
/
O arrombamento de uma guarita de segurança no pátio do hospital veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) durante o último final de semana ampliou a sensação de insegurança no campus. Em razão da falta de repasses do Governo do Estado, o local está sem serviço de segurança patrimonial desde o mês de outubro. Chegou a circular nas redes sociais o boato de que as chaves de todas as salas do hospital veterinário teriam sido furtadas, o que foi desmentido pela diretora do setor, Helena Hokamura. A Guarda Civil Municipal (GCM) anunciou que começou a fazer o patrulhamento no campus nessa segunda-feira (20) para aumentar a segurança no local.
— Sobre o furto de todas as chaves do hospital veterinário, informo que tal informação não procede. As mesmas estão em segurança e de conhecimento somente a quem interessa, não cabendo a mais ninguém a detenção dessa informação — afirmou a diretora.
De acordo com Helena, o episódio não passou de um “pequeno ato de vandalismo sem maiores danos à universidade”.
Na última quinta-feira, um aluno de doutorado foi mantido refém e deixado amarrado a uma árvore durante um arrombamento no Centro de Ciências Tecnológicas Agropecuárias (CCTA) da Uenf, em Guarus. Também foram roubados diversos equipamentos, somando um prejuízo de cerca de R$ 50 mil. Os bandidos não pouparam nem mesmo as ovelhas utilizadas para pesquisas e levaram os animais. O CCTA funciona na área da Escola Técnica Agrícola Estadual Antônio Sarlo, no Parque Aldeia. Um trator da unidade foi usado pelos ladrões para levar os materiais e depois abandonado próximo a Furnas.
Em nota, a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social informou que realizou uma parceria com a Prefeitura e, com isso, a GCM já está atuando no campus. Segundo a nota, também foi feita uma renegociação com a empresa de limpeza, que em breve retomará o trabalho. O comandante da Guarda, Willian Bolckau, informou que serão disponibilizados agentes em alguns pontos do campus, além de patrulhamento diurno e noturno. “Estivemos ainda nesta segunda com representantes da Uenf para definir a presença da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar, durante o período de Carnaval no campus da universidade”, contou.
/
De acordo com o comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Santos, o acordo feito com a reitoria da Uenf prevê um patrulhamento intensificado nas proximidades do campus e a fixação eventual de um ponto-base na portaria da instituição.
Em relação aos repasses, a secretaria de Estado de Fazenda garantiu que serão feitos o mais breve possível, de acordo com a disponibilidade financeira e a entrada de recursos no caixa estadual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS