IMTT estuda ordenamento do fluxo viário
20/02/2017 17:56 - Atualizado em 20/02/2017 17:56
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) iniciou procedimentos para o melhor ordenamento do fluxo viário, para que os serviços de transporte coletivo de passageiros com ônibus urbanos e o transporte alternativo com vans se complementem, evitando a “sobreposição” observada atualmente. Essa é a proposta de um estudo que está sendo realizado pelo IMTT para otimizar o sistema.
— O estudo deverá apontar as mudanças a serem implementadas, através do mapeamento das rotas destes modais de transporte que se complementam. O que vemos hoje é a falta de critério na distribuição das rotas para o atendimento da população. Temos ônibus e vans circulando juntos em muitas linhas e número insuficiente de veículos em outras linhas, especialmente as do interior, onde somente os ônibus circulam. Segundo a legislação municipal, o ônibus é o transporte principal e a van é transporte complementar, alternativo. De acordo com este entendimento, a van deve complementar os trajetos feitos pelas empresas de ônibus – afirmou o presidente do IMTT, Renato Siqueira.
Segundo o presidente do IMTT, um mapeamento está sendo realizado para mostrar os pontos a serem corrigidos. “Há muitas situações que precisam ser revistas. Há lugares como as localidades de Deserto, Batatal e Opinião, por exemplo, que precisam de transporte e contam somente com ônibus, enquanto que em outras áreas estão sobrando, como nos bairros centralizados, como Parque Leopoldina, Nova Brasília e Centro. Estamos analisando tudo com muito cuidado e critério”, acrescentou.
Ainda segundo Renato Siqueira, o estudo prevê um recadastramento das vans, que prestam serviço por “permissão”, diferente da “concessão” dos ônibus. “As vans têm esse caráter de serviço complementar. Elas não podem circular com mais de 15 passageiros, por exemplo, e nem com pessoas em pé. E nem cobrar mais barato que a passagem do ônibus. E por questões da legislação, também precisam atender à gratuidade, como fazem os ônibus”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS