Guerra contra o Aedes: mais de 39 mil visitas desde janeiro
16/02/2017 17:11 - Atualizado em 16/02/2017 17:11
Ana Chaffin.
Balanço da dengue/utilização do drone / Ana Chaffin.
Macaé divulgou nesta quinta-feira (16) que desde janeiro já foram realizadas 39.292 visitas em imóveis no município para a realização em ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. Destas, em 724 foram encontrados focos do mosquito, que foram eliminados e devidamente monitorados.
Segundo Flávio Paschoal, o número de demandas está menor, devido à ausência de chuvas e o apoio da equipe de Limpeza Pública com a retirada de inservíveis. A volta às aulas também vai auxiliar a fiscalização no trabalho que deve ficar até o fim do mês de março.
— Das 711 demandas, 664 foram concluídas e em 137 encontrados focos do mosquito. Na área urbana, foram realizadas 265 visitas em imóveis do setor de Educação (particular, estadual e municipal), 111 a imóveis da área de Saúde (particular e pública) e, 186 a unidades que englobam igrejas, entidades, cemitérios entre outros. Já na região serrana, foram 15 visitas a escolas e 13 a unidades de saúde, enumera Flávio, acrescentando que houve ainda limpeza em 78 terrenos baldios, com remoção de 1.200 toneladas de lixo.
Drone – A utilização de um drone para combater o mosquito Aedes continua sendo feita pela equipe que usa o equipamento para monitorar locais, onde não é possível identificar se há focos. Percorrendo até cinco quilômetros em uma altura de 500 metros, o drone foi levado para o bairro Visconde, nesta quinta-feira (15).
Segundo Flávio Paschoal, com o equipamento é possível identificar depósitos onde não há fácil acesso. "Podemos identificar caixas d'água sem tampa, lajes com água parada e lixo em imóveis ou terrenos baldios. O drone percorre uma área que levaríamos dias para monitorar. Já estivemos com ele no Parque Aeroporto e em parte da Barra. Sempre onde tem mutirão, levamos o aparelho. É um trabalho minucioso", explica.
O trabalho de vistoria aos imóveis fechados continua. A população pode contribuir, fazendo denúncias para o Disque Dengue: 0800-022-6461 ou ainda na página da prefeitura no Facebook.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS