CCZ faz alerta para contribuir com a vigilância da febre amarela
16/02/2017 13:09 - Atualizado em 17/02/2017 10:10
/
Para contribuir com a vigilância da febre amarela no estado do Rio, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, Jorgeamado de Almeida Santos, lançou um alerta sanitário. O diretor solicita que todos os médicos veterinários que atuam em Campos comuniquem imediatamente às autoridades da Saúde (Vigilância em Saúde/CCZ) fatos relacionados aos primatas que sejam encontrados doentes ou mortos para que o órgão realize a sua remoção para o CCZ.
Segundo Jorgeamado, o alerta foi criado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo e ele, como membro do Conselho Regional do Estado do Rio, solicitou a autorização para que o mesmo alerta seja feito para o estado fluminense.
— Os médicos podem procurar o CCZ ou a Vigilância em Saúde para informar sobre esses eventuais casos. Esse alerta é mais uma forma de prevenção para que possamos combater a febre amarela — orientou o diretor do CCZ.
Ele comunica ainda que o CCZ, a pedido da Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, será referência da região Norte e Noroeste Fluminense para recebimento de primatas encontrados mortos e assim serem enviados para diagnóstico da febre amarela no Rio de Janeiro.
Imunização
Campos não registrou nenhum caso de febre amarela. O município já vacinou, este ano, mais de 7.500 pessoas contra a doença, incluindo os bloqueios realizados em Santa Maria e Santo Eduardo. Apenas na sede da secretaria de Saúde, onde são distribuídas 100 senhas diárias para quem comprovar viagem para áreas de risco de contágio, foram mais de 3 mil doses aplicadas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS