Sem PM nas ruas, número de mortos no ES chega a 101, diz sindicato
09/02/2017 09:11 - Atualizado em 09/02/2017 15:39
/
A manifestação de familiares de PMs chega ao sexto dia nesta quinta-feira (9) e o Espírito Santo já registrou 101 mortes violentas, segundo Sindicato dos Policiais Civis. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não digulgou os números oficiais e disse que não é o momento de fazer.
Desde sábado (4), um protesto de familiares de PMs impede a saída dos policiais dos batalhões em todo o estado. Os manifestantes pedem reajuste salarial para os PMs, que é proibida de fazer greve. O governo diz não ser possível atender o pedido e acusa algumas lideranças movimento de fazer chantagem.
Uma reunião na quarta-feira (8) entre os manifestantes e o governo do estado terminou sem acordo. Um novo encontro está marcado para as 14h desta quinta, com a contra proposta do governo.
Atentado
A sede da Rede Gazeta, afiliada da TV Globo, na Ilha de Monte Belo, em Vitória, foi atingida por quatro tiros na madrugada desta quinta-feira (9). Os disparos atingiram o prédio da emissora, quebrando vidraças do auditório onde são realizadas reuniões e ventos. No momento dos disparos não havia ninguém no local. Nesta quinta, entidades de imprensa publicaram nota de repúdio ao ataque.
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) disseram condenar "com veemência mais esta agressão à liberdade de imprensa e pedem às autoridades locais uma rigorosa apuração dos fatos".
As associações demonstraram ainda preocupação com as ameaças e agressões que os jornalistas do Espírito Santo têm recebido em função da cobertura dos recentes episódios de violência no Estado.
Ônibus
Os ônibus da Grande Vitória foram recolhidos para as garagens, na manhã desta quinta-feira (9). Alguns coletivos chegaram a sair para as ruas no início da manhã, mas a insegurança fez os motoristas interromperem a circulação. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES).
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Guarapari (Sintrovig), Walace Belmiro Fernaziari, foi morto a tiros, perto da garagem da Viação Sanremo, em Vila Velha.
Segundo o Sindirodoviários, dois motoristas foram ameaçados por criminosos, que também disseram que colocariam fogo nos coletivos que circulassem.
Reforço
O governo federal anunciou nessa quarta o envio de mais 550 homens das Forças Armadas e 110 da Força Nacional, composta de militares de outros estados. Eles vão se juntar aos há 1.000 militares do Exército e 200 da Força Nacional que atuam no Espírito Santo desde o início desta semana.
Duzentos homens da Aeronáutica que fazem parte do reforço chegaram na noite de quarta-feira (8) a Vitória.
Manifestação
Uma iniciativa simples espalhou versos de esperança para parte da população da capital, Vitória. Na noite desta quarta-feira, um carro percorreu uma rua do bairro Jardim da Penha tocando a música "Imagine", de John Lennon, em um alto-falante, e projetando a expressão "#SemMedo" na parede dos prédios.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS