Motoristas de lotadas fecham avenida e tumultuam trânsito no Centro
Daniela Abreu e Mário Sérgio Junior 07/02/2017 17:18 - Atualizado em 09/02/2017 13:58
  • Protesto de motorista de lotadas no Centro

    Protesto de motorista de lotadas no Centro

  • Protesto de motorista de lotadas no Centro

    Protesto de motorista de lotadas no Centro

  • Protesto de motorista de lotadas no Centro

    Protesto de motorista de lotadas no Centro

  • Protesto de motorista de lotadas no Centro

    Protesto de motorista de lotadas no Centro

  • Protesto de motorista de lotadas no Centro

    Protesto de motorista de lotadas no Centro

A falta de ações mais ostensivas por conta da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) para coibir as lotadas ilegais, em Campos, se refletiu mais uma vez nesta terça-feira (7) durante um protesto de motoristas de transportes clandestinos, que fechou completamente por duas horas a avenida XV de Novembro, uma das principais vias de acesso na área Central de Campos. Essa não é a primeira vez que protestos como esse são realizados em Campos e atrapalham o ir e vir dos cidadãos.
A ação teve início após a apreensão de três veículos nesta terça-feira, durante uma fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ). Os manifestantes reivindicam a regularização do transporte que é clandestino e o fim das operações realizadas pelo Detro. Em nota, o Detro informou que realiza operações diárias de combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente em todo o Estado do Rio. “Acrescentamos que o Detro possui convênio firmado com a Prefeitura de Campos, podendo atuar em operações de combate ao transporte irregular na cidade”.
Durante o protesto, o fechamento da XV de Novembro nos dois sentidos, diante à rua Carlos de Lacerda, parou o trânsito no Centro de Campos e o congestionou no resto da cidade. Apenas a passagem de ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros era liberada. Enquanto isso, pessoas que estavam em ônibus, táxis e vans, que são os tipos de transportes de passageiros considerados legais em Campos, tiveram que sofrer com o bloqueio do transporte irregular.
A PM e o Grupamento de Ações Especiais da GCM chegaram ao local da manifestação por volta das 16h30 e tentaram conversar para que os manifestantes liberassem a via. Após aproximadamente 20 minutos de conversa, os manifestantes decidiram liberar a pista de 10 em 10 minutos.
O protesto teve fim somente por volta das 18h, quando os manifestantes decidiram voltar ao transporte ilegal, mesmo diante da PM e da Guarda Municipal.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já está em contato com os segmentos pertinentes para marcação de reunião com os motoristas dos transportes não legalizados o quanto antes”.
Em janeiro, transtorno também ocorreu
No dia 19 de janeiro, motoristas de lotadas chegaram a fechar a avenida José Alves de Azevedo, próximo ao Mercado Municipal e o trânsito também ficou totalmente parado. Na ocasião, o fluxo de veículos ficou bloqueado na rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) no cruzamento com a avenida José Alves de Azevedo.
Em dezembro do ano passado, a PM chegou a realizar uma operação para tentar coibir a circulação irregular das lotadas, porém não foi suficiente para acabar com a clandestinidade do transporte de passageiros.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano de Souza, chegou a dar declarações sobre esse tipo irregular de transporte, em reportagem da Folha. “A importância é que tudo tem que ter um planejamento, tem que ser legal. Esses transportes são ilegais. Os passageiros que utilizam esse tipo de transporte ficam vulneráveis com questão de acidente. Há pessoas, como das empresas de ônibus e dos táxis, que pagam seus impostos para poder fazer o transporte. Isso prejudica quem anda legal. A gente não pode compactuar com a ilegalidade no transporte alternativo”.
Vale lembrar que a situação das lotadas em Campos não é atual. A todo momento é possível flagrar o serviço sendo oferecido, principalmente na esquina da rua Carlos de Lacerda com avenida XV de Novembro, local do protesto desta terça. 
Fotos: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS