Bloqueio contra febre amarela em Stª Maria
07/02/2017 13:33 - Atualizado em 07/02/2017 18:41
/
Começou nessa segunda (6) a vacinação preventiva contra a febre amarela no distrito de Santa Maria, em Campos. Como aconteceu na semana passada em Santo Eduardo — onde foram imunizadas 1.796 pessoas em cinco dias — a localidade foi escolhida pela secretaria estadual Saúde por fazer divisa com o Espírito Santo, estado com casos confirmados da doença e considerado como área de risco. A previsão, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, é de que a imunização aconteça até sexta-feira, das 9h às 15h.
Segundo a enfermeira responsável pela rede de frio da Vigilância em Saúde de Campos, Sílvia Reis, foram disponibilizadas 600 doses para o primeiro dia de imunizações. Segundo ela, a vacinação está seguindo as determinações da secretaria estadual, onde somente as pessoas com idade entre nove meses e 60 anos podem se vacinar.
— Para receber a vacina, a pessoa que estiver dentro da faixa etária estipulada deve trazer o documento de identidade e um comprovante de residência. No caso das crianças, os responsáveis precisam trazer o cartão de vacina — explica Sílvia Reis.
Morador de Santa Maria, Marlon Pereira Evangelista levou os filhos, Lívia e Júnior, para vacinar e se sentiu aliviado após ver que todos estavam imunizados.
— Estávamos com muito medo desde que soubemos dos primeiros casos da doença. Fiz questão de vir com meus filhos logo no primeiro dia. Fizemos a nossa parte e vou alertar a toda minha família e aos meus amigos para tomarem a vacina, pois precisamos nos prevenir. Com saúde não se brinca — disse Marlon.
Segundo a determinação do Estado, também não podem receber a dose pessoas com câncer, com HIV positivo, com alergia a proteína do ovo e a gelatina, que façam uso frequente de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.
Além de Campos, os municípios de São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Itaperuna, Miracema, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Carmo, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian fazem parte da ação de bloqueio contra o vírus da febre amarela no Rio de Janeiro.
Viagem — Quem estiver em Campos e for viajar para as áreas de risco no Espírito Santo ou em Minas Gerais também pode se vacinar no Ambulatório do Viajante, no Centro de Saúde.A ação acontece todas as quintas-feiras e é preciso apresentar algum comprovante de viagem. O serviço também pode ser agendado pelo telefone (22) 2726-1378, 2722-0805 e 2726-1350 (ramal 1306). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS