Febre amarela: 390 pessoas imunizadas no primeiro dia do bloqueio vacinal
30/01/2017 20:37 - Atualizado em 31/01/2017 18:42
/
Teve início nesta segunda-feira (30), no distrito de Santo Eduardo, a primeira etapa de vacinação contra a febre amarela em localidades que fazem divisa com áreas de risco. A previsão é de que a vacinação aconteça até sexta-feira (3), sempre das 9h às 15h, em frente à Unidade Pré-hospitalar (UPH) do distrito. No primeiro dia de ação, 390 pessoas foram imunizadas.
De acordo com a enfermeira responsável pela rede de frio (armazenamento das vacinas) da secretaria municipal de Saúde, Sílvia Reis, outras seis técnicas de enfermagem compõem a equipe de vacinação no distrito. Segundo ela, o processo seguirá as determinações da secretaria de Saúde do Estado (SES), que preveem a imunização somente de pessoas com idade entre nove meses e 60 anos, de acordo com os critérios.
— A quantidade de doses da vacina foi estipulada de acordo com o número total de habitantes do distrito. A população pode ficar tranquila que todos que tenham a faixa etária estipulada serão imunizados. Basta trazer o documento de identidade e um comprovante de residência. Na semana que vem estaremos no distrito de Santa Maria — ressaltou.
  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

  • Imunização em Santo Eduardo

    Imunização em Santo Eduardo

A dona de casa Gisele Ribeiro, 19 anos, e a filha Maria Letícia Ribeiro, 3 anos, foram as primeiras a receber as doses da vacina nesta segunda. “Agora estou mais tranqüila, porque sei que fiz a minha parte. Estava muito preocupada, principalmente pela minha filha. A saúde dela vem sempre em primeiro lugar. Já chamei todos os meus conhecidos para trazerem seus filhos também. Muitas pessoas têm medo de reações após tomarem a vacina, mas eu tenho mais medo é de que eu e minha filha fiquemos doentes”, contou Gisele.
A prioridade de vacinação é para as pessoas que residam na divisa dos estados de risco e para quem comprovar viagem para essas áreas. Não podem receber a dose pessoas com câncer, HIV positivo, que têm alergia a proteína do ovo e a gelatina, que façam uso frequente de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS