Economia para enfrentar a crise
03/07/2015 09:07

Arnaldo Neto
Foto: Divulgação 

O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), afirmou que está tomando medidas para enfrentar a crise financeira e a queda dos royalties, sem que isso reflita diretamente no dia a dia do sanjoanense. De acordo com o prefeito, um dos principais objetivos é manter a folha de pagamento em dia e tirar do papel um “pacote de obras”. Neco também falou sobre a antecipação de crédito tendo com garantia royalties futuros. O projeto enviado à Câmara Municipal foi devolvido à Prefeitura na última terça-feira (30), pelo presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PMDB), que alegou falta de informações. Neco comentou ainda sobre alianças políticas para 2016, quando o atual prefeito do município pode ser candidato à reeleição.

Alianças — “Já tem entre 10 e 12 partidos fechados. Com mais uns quatro as conversas estão andando bem. Temos que trabalhar lá em cima (líderes dos partidos). Além do próprio PMDB, já temos como certos outros partidos”.

Transportes — “Estamos trabalhando para uma nova empresa de transporte público municipal. Já o transporte alternativo também pode ser regularizado. O alternativo não pode fazer o serviço que os ônibus das linhas municipais fazem, mas vamos ter outra empresa”.

Previdência própria — “Fizemos uma licitação, mas não apareceu nenhuma empresa interessada. Após o processo ser considerado deserto, apareceram empresas interessadas em gerir a previdência própria do município. Autorizei novo processo licitatório, para poder resolver essa questão. O meu interesse é resolver o mais rápido possível. Sei que é um sonho do servidor”.

Saúde — “O nosso Centro de Emergência hoje é praticamente um hospital. Atualmente, tem pessoas que saem de municípios vizinhos para ter atendimento na nossa cidade. No PU de Barcelos, por exemplo, a maioria do atendimento é de pessoas das localidades próximas, que pertencem a Campos. Temos um alto custeio na Saúde. Somente com home care são 36 pessoas, em alguns casos custam até R$ 35 mil. Vamos fiscalizar também a questão de médicos trabalhando”.

Educação — “Temos profissionais contratados através de processo seletivo, mas tivemos um concurso da Educação. Podemos chamar aprovados no concurso nos próximos meses. Temos também muitos funcionários que estão afastados, por licença médica, e com isso já contratamos outros para suprir”.

Contenção de despesas — “Estamos cortando. Para se ter uma ideia, tirei as diárias do prefeito, vice e secretários. Quando acontecem viagens, só os motoristas recebem diárias agora. Estamos economizando”.

Oportunidades — “Sempre dei oportunidades aos jovens no meu governo. De que adianta você ter uma bolsa de estudo e não ter oportunidade de trabalho? Trabalhar na administração pública é uma grande experiência. Temos jovens aprendizes no município e os que se destacam são aproveitados”.

Obras — “Iniciamos a construção da SB 02 e a previsão é de ficar pronta até abril do ano que vem. Essa a obra é uma parceria com o Governo do estado, através do Somando Forças. Estamos trabalhando para anunciar em breve nosso pacote de obras”.

Arrecadação — “A arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) do Porto do Açu não é por navio, como muitos pensam. A tributação acontece sobre o contrato de prestação de serviço. O aumento é gradativo, não é como se falam por aí”.

“Venda do futuro” — “Podemos pegar o empréstimo de acordo com a queda de receita. Este cálculo é a ANP (Agência Nacional de Petróleo) que faz, analisando os valores de 2013 e 2014 e comparando com a arrecadação e estimativa de 2014 e 2015. Temos que fazer esse empréstimo. Acreditamos que a diminuição da arrecadação seja, em média, de R$ 100 milhões neste ano e o próximo. O presidente da Câmara (que devolveu o projeto à Prefeitura) não poderia fazer o que fez. Pelo menos o projeto poderia passar pelas comissões. Ele tomou a decisão pelos outros vereadores”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS