DER-RJ diz que tráfego na Ponte da Integração será liberado em fevereiro
- Atualizado em 20/01/2025 11:12
Obras da Ponte da Integração
Obras da Ponte da Integração / Genilson Pessanha
A Ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, continua sendo um sonho para a população há mais de 40 anos. Apesar de a estrutura estar aparentemente pronta, o tráfego ainda não foi liberado. Em julho de 2024, o governador Cláudio Castro visitou as obras e garantiu que, até janeiro deste ano, a ponte estaria pronta, faltando apenas a finalização das novas RJs que farão parte do trajeto. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que as obras seguem de acordo com o cronograma e que a liberação de passagem de veículos está prevista para fevereiro deste ano.

De acordo com o DER-RJ, a instalação e modernização da iluminação pública da ponte está em fase final e será concluída ainda este mês. Em relação aos acessos, segundo o órgão, as obras contemplam um trecho de três quilômetros e estão em andamento. A ponte deve estar totalmente liberada e aberta para a população até fevereiro.

Sobre o asfaltamento das RJs 194 e 196, que conectam o bairro Gargaú à ponte, o DER-RJ informou que os serviços continuam em execução e têm prazo de 540 dias, com conclusão estimada para 2026. Essa obra, executada pela Construsan Serviços Industriais LTDA, foi orçada em mais de R$ 77 milhões e inclui serviços de implantação, terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização. Segundo o DER-RJ, serão 18 quilômetros de estradas.

Durante sua visita às obras em julho, Cláudio Castro havia estabelecido um prazo para entrega da estrutura em outubro de 2024, prazo que não foi cumprido. Na ocasião, o governador ressaltou que são três obras diferentes que envolvem o projeto da Ponte da Integração.

“Aqui, na verdade, são três obras em uma. Você tem a obra da ponte, as alças da ponte e as duas RJs que ligam essa ponte a alguma coisa. Hoje essa ponte liga a RJ a nada. Precisamos das duas alças para chegar até as duas RJs, que são estradas de chão e não têm a menor condição de oferecer a infraestrutura que esse empreendimento e essas cidades precisam. Portanto, não adiantava acelerar a obra da ponte se não tivéssemos liberado para começar as obras das RJs”, disse Castro.

A Ponte da Integração possui 1.344 metros de extensão por 16,2 metros de largura, com um acostamento de três metros em cada sentido e um passeio de dois metros para pedestres e ciclistas. Para os moradores de SFI e SJB, o trajeto será encurtado em aproximadamente 80 quilômetros entre os municípios. O lançamento da obra da nova ponte ocorreu em 2014, ainda durante o governo de Luiz Fernando Pezão. Desde então, sua finalização e entrega têm sido adiadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS