Com epidemia de dengue, matagal preocupa moradores em diferentes pontos de Campos
Rafael Khenaifes e Ingrid Silva 22/04/2024 17:43 - Atualizado em 22/04/2024 18:28
Mato alto na RJ 208
Mato alto na RJ 208 / Genilson Pessanha
Moradores têm reclamado de mato alto em pontos diferentes de Campos, como na avenida Arthur Bernardes e na RJ 208, nas proximidades do bairro da Tapera, estrada para Lagoa de Cima. O mato alto causa preocupação por causa do índice de uma possível proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Além disso, o matagal também pode atrapalhar a visibilidade dos motoristas e trazer uma falta de segurança para quem passa pelos locais.
Mato alto na avenida Arthur Bernardes
Mato alto na avenida Arthur Bernardes / Genilson Pessanha


Cabe destacar que Campos já registrou mais de 8 mil casos de dengue apenas nos primeiros meses do ano, o que fez com que o poder público anunciasse que o município vive uma epidemia. Quem passa pelos locais diz que, além dos mosquitos, ratos e cobras têm aparecido com frequência.
Mato alto na RJ 208
Mato alto na RJ 208 / Genilson Pessanha

Na avenida Arthur Bernardes, a situação do matagal também incomoda. Em janeiro deste ano, a Folha registrou que o local também passava pela mesma situação de abandono. Dias depois, a Prefeitura realizou o corte da vegetação.
  • Mato alto na RJ 208

    Mato alto na RJ 208

  • Buracos na pista da RJ 208

    Buracos na pista da RJ 208

O caminhoneiro e atleta Rafael Cabral caminha e pedala pela avenida e diz que os o mato alto traz um perigo em relação à violência e à infestação do mosquito.

“Em relação a esse mato aí, está muito constrangedor, né? Para a galera que pedala, para a galera que gosta de correr, né? Para nós, que somos atletas, além do perigo em relação a dengue, em relação ao mosquito, tem as cobras também. Sem contar a visibilidade que não é muito compatível, né? Sem fundamento ficar dessa forma e nessas condições”, reclamou Rafael.


“O mato alto é muito ruim, porque acaba trazendo muito bicho, como os ratos. Além disso, tem a questão da dengue, né? Então, é perigoso por conta dessas situações”, disse Carolina Rangel, moradora da Tapera, sobre a situação da RJ 208, estrada que liga o bairro a Lagoa de Cima. Na rodovia, também é possível observar buracos na pista e falta do acostamento, causando um perigo ainda maior para os motoristas.
Mato alto na avenida Arthur Bernardes
Mato alto na avenida Arthur Bernardes / Genilson Pessanha


A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber se há previsão de limpeza. Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos informou que os trabalhos na avenida Arthur Bernardes já estão na programação para começar esta semana.
A Folha também procurou O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) para saber se há previsão de melhoria na RJ 208. O DER informou que equipes já estão programadas para realizar as manutenções necessárias na rodovia na próxima semana. (I.S.) (R.K.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS