IMTT volta atrás e garante que não haverá restrição para motociclistas na ponte Barcelos Martins
Ingrid Silva 16/04/2024 20:11 - Atualizado em 16/04/2024 20:34
IMTT vai ajustar sinalização na Barcelos Martins para ciclistas e motociclistas
IMTT vai ajustar sinalização na Barcelos Martins para ciclistas e motociclistas / Telmo Filho - Divulgação
Após o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos anunciar, na última sexta-feira (12), que iria restringir o acesso de motocicletas na ponte Barcelos Martins a partir desta semana, o órgão voltou atrás. Na ocasião, não foi apresentado nenhum estudo técnico para validar a mudança, além da categoria não ter sido ouvida, sendo pega de surpresa com a decisão do município. No sábado (13), foi divulgado que a suspensão era momentânea, marcando uma um reunião para esta terça-feira (16) entre o IMTT e uma comissão formada por motociclistas e motoboys. No encontro, foi mantido o acesso de motos à ponte, que, segundo o órgão, seria utilizada para mais uma infraestrutura cicloviária da cidade.
Com a nova decisão, o IMTT se comprometeu a ajustar a sinalização para garantir a segurança tanto dos usuários de motos quanto de ciclistas, pensando na redução de velocidade e na sinalização para dividir o fluxo de motos e bicicletas.
 A ponte recebeu pintura de ciclofaixa
A ponte recebeu pintura de ciclofaixa / Foto: Secom Campos


“O número de ciclistas que utilizam a Ponte Barcelos Martins é muito grande e o fluxo de motocicletas tem causado conflito com aqueles que atravessam a ponte de bicicleta. São muitas reclamações, por exemplo, da velocidade imprimida pelos motociclistas na ponte, o que tem ocasionado inúmeros acidentes”, explicou o presidente, antes de escutar os motociclistas.

Ainda segundo Godá, a equipe do IMTT soube que o grupo de motociclistas estava reunido na cabeceira da ponte e foi até o local explicar a situação. Algo também pensado pelo órgão foi de restringir o acesso de motos nos horários de pico devido à grande circulação de ciclistas.

“Assim que soube que um grupo de motociclistas estava reunido na cabeceira da ponte, pelo lado do Centro (...) a nossa equipe foi até o local, onde, através do diálogo, conseguimos explicar a importância da requalificação da infraestrutura cicloviária do município, que atualmente vem sendo executada em parceria com o Cidennf para oferecer mais segurança aos ciclistas (...) Em uma contagem feita pelo IMTT, nos horários de pico circulam até 1,2 mil ciclistas por hora na Ponte Barcelos Martins. Esse foi o motivo maior da ação de restringir a circulação de motos na ponte. Mas mesmo assim decidimos em nos reunirmos e vamos ouvir as propostas apresentadas por este grupo, conforme nos pede sempre o nosso prefeito Wladimir Garotinho, de estarmos dialogando com todos os segmentos”, comentou.
O diretor da Associação de Motoboys de Campos, João Mário Terra, afirmou que a reunião foi bastante positiva. “Conseguimos uma união entre as autoridades e órgãos responsáveis e, através de diálogo, levamos as nossas reivindicações. Chegamos a sugerir como poderia ser feita a sinalização, mas vimos que a legislação federal não permite, mas o IMTT se mostrou acessível em garantir que todos nós possamos continuar circulando na ponte”, ressaltou.
A reunião contou com a participação de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do presidente da Comissão de Transporte da Câmara, o vereador Juninho Virgílio, assim como a Associação de Motoboys de Campos. A ideia, segundo o município, era de que a ponte fosse restrita a pedestres, ciclistas e veículos de serviços emergenciais, com o intuito de garantir segurança aos ciclistas. A pintura do local chegou a ser realizada como ciclofaixa e as sinalizações também tiveram início na última sexta-feira (12). De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, o processo fazia parte da ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade.
 (I.S.)
Com informações da Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS