Paralisação das obras da Estrada dos Ceramistas aumenta o fluxo de veículos pesados na Arthur Bernardes
Catarine Barreto 16/04/2024 14:36 - Atualizado em 16/04/2024 16:27
  • Avenida Arthur Bernardes

    Avenida Arthur Bernardes

  • Obras na estrada dos ceramistas

    Obras na estrada dos ceramistas

  • Avenida Arthur Bernardes

    Avenida Arthur Bernardes

  • Avenida Arthur Bernardes

    Avenida Arthur Bernardes

Com as obras da RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) paralisadas, moradores e comerciantes da avenida Arthur Bernardes, em Campos, seguem convivendo com carretas pesadas trafegando pela via. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a obra ainda passa por adequação do projeto, que foi orçado em R$ 55.010,122,12. A intervenção foi iniciada em novembro de 2023 e tinha um prazo de 240 dias para a conclusão.

O comerciante e morador Juvenal Soares, de 49 anos, conta que sente os imóveis tremerem por conta do peso dos veículos que passam pela avenida. Ele diz que algo precisa ser feito para que o fluxo volte ao normal.

— A casa e a loja tremem. Esse trânsito é pesado o dia todo e o barulho incomoda. Além disso, mesmo os motoristas já acostumados com as carretas, ainda assim, alguns perdem os retrovisores, porque a pista é pequena para todo mundo — contou o homem.

Quem também reclama das carretas na avenida Arthur Bernardes é a dona de casa Luciana Rocha, de 32 anos.

— O asfalto aqui não vai suportar muito esse trânsito pesado, porque ele não foi preparado para isso. É nítido que a Estrada dos Ceramistas precisa ser reaberta logo, porque a casa treme quando passa uma carreta dessas, então esse asfalto não vai aguentar — destacou a moradora.
De acordo com o morador Lúcio Mauro Gomes, de 47 anos, apesar do aumento de veículos na avenida, é preciso ter paciência.

— A culpa é de quem não termina a obra da estrada, não dos motoristas que passam aqui para trabalhar. Eu, particularmente, não sinto nada em casa de efeito, e também não escuto reclamações. A questão é que os motoristas precisam trabalhar e não se tem outro caminho para passar agora, só a avenida. É questão de exercer a paciência e cobrar o órgão certo — destacou.

Através de uma rede social, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, publicou um vídeo na tarde desta terça-feira (16) pedindo ao DER-RJ que a obra seja retomada. Wladimir diz que a população está sendo prejudicada pelo aumento do fluxo de veículos, que pode piorar com o início da safra de cana-de-açúcar.
"Infelizmente, com a obra parada desde o final do ano passado, essas carretas e caminhões têm entrado dentro do município causando engarrafamentos, causando transtornos, causando até acidentes e danificando o pavimento, porque o pavimento urbano é diferente do pavimento de rodovia (...)É uma obra do governo estadual e que eu, como prefeito, já solicitei diversas vezes ao DER, que é o órgão responsável, uma resposta sobre a obra, e a única resposta que vem é que está em estudo (...) Então fica aqui o meu pedido público ao DER, ao governador, ao presidente do DER, que deu uma satisfação ao povo de Campos, porque agora vamos entrar no período da safra da cana de açúcar, e vai piorar a nossa situação”, disse o prefeito.

Em nota, o DER-RJ disse que a via permanecerá interditada até que a obra seja finalizada. “A via permanece interditada até a conclusão da obra. O cronograma será divulgado assim que os ajustes ao projeto forem concluídos. O motorista tem como alternativa a avenida Doutor Arthur Bernardes”, informou.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS