Candidatos fazem a segunda prova do Enem neste domingo
- Atualizado em 12/11/2023 13:50
  • Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

    Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

    Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

    Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

    Segundo dia de Enem (Fotos: Genilson Pessanha)

Milhões de estudantes em todo o país fazem, neste domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Campos, não foi diferente. Ao todo, deverão ser resolvidas – em cinco horas - 90 questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões aconteceu às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começou às 13h30 e termina às 18h30. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados até o dia 24 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.

Eliminação
Para não ser eliminado do exame é preciso considerar algumas regras. Celulares são proibidos nas salas de aplicação, por exemplo. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos, que será entregue na sala. O envelope será lacrado.

Além dos celulares e outros objetos eletrônicos - que deverão também estar desligados - todos os pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros e chaves devem ser colocados no envelope.

Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.

Os candidatos serão submetidos à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação.

Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.

Enem 2023
O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os exames seguem neste domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.
Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS