Santo Amaro perde a rainha da Cavalhada e historiadora presta homenagem
Dora Paula Paes 26/07/2022 15:04 - Atualizado em 26/07/2022 20:29
A página A Enciclopédia Campista, no Facebook, divulgou uma nota de pesar, nesta terça-feira (26). Segundo a historiadora, Gisele Gonçalves, toda a comunidade de Santo Amaro perdeu hoje um grande ícone da Cultura Popular - Maria da Conceição Ramos, 94 anos, conhecida por "Dona Conceição", a rainha da Cavalhada de Santo Amaro. Após sofrer uma queda, que resultou na quebra do fêmur, ela chegou a realizar uma cirurgia, mas não aguentou. Seu corpo foi sepultado nesta tarde no cemitério da localidade.  

Gisele explica, que Dona Conceição era a detentora do modo de fazer a indumentária da Cavalhada. Ela confeccionou sua primeira veste em 1961, passando depois os saberes para sua filha e sobrinha. Porém, nunca deixou de participar, sendo uma figura presente até a sua última festa em vida, neste ano de 2022, quando a Comissão da Cavalhada e todos os cavaleiros prestaram uma homenagem.

"Sua casa e seu coração sempre estiveram abertos para todos que amavam a festividade. Maria da Conceição Ramos deixa o seu legado na transmissão de saberes e laços sociais. Termino com as valiosas palavras de Dona Conceição, que nos deixou um relato do que foi a Cavalhada em sua vida: 'A Cavalhada na minha vida são os amigos, amigos e amigos! Eu vejo eles ali e abraço tanto! [...]. Na festa eu recebo muitos e muitos que chegam aqui na minha casa. Antes de começar a Cavalhada, eles correm aqui e vêm me ver. A Cavalhada é tudo! Eu amo, amo demais essas pessoas!'", escreveu.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS