Jogos Olímpicos do Pelag marcarão os 12 anos do Parque Estadual da Lagoa do Açu
- Atualizado em 18/03/2024 10:36
Jogos Olímpicos do Pelag marcarão os 12 anos do Parque Estadual da Lagoa do Açu
Jogos Olímpicos do Pelag marcarão os 12 anos do Parque Estadual da Lagoa do Açu / Paulo de Carvalho - Divulgação
O Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) está completando 12 anos de fundação. Para celebrar a data, no próximo sábado (23), será realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos do Pelag, com premiação em medalhas. As provas serão de corrida, caiaque, vôlei de areia e espirobol, com participação aberta à população. As inscrições poderão ser feitas até a próxima quarta-feira (20), (AQUI).

A primeira competição do dia será o Desafio Goytacá, uma corrida individual de 10 quilômetros, que vai marcar a inauguração da trilha Travessia Goytacá, entre a Fazenda dos Búfalos e a Cancela Preta. A concentração está marcada para as 6h, na sede do Pelag (Avenida Olavo Saldanha, 240 – Farol de São Tomé), com a competição tendo início às 7h. Os organizadores vão oferecer pontos de apoio com água, frutas e carro de resgate com salva vidas.

Às 9h, começa a Corrida de Orientação, num sítio às margens da Lagoa do Açu. Os competidores percorrerão um labirinto entre coqueiros, recebendo um mapa com pontos marcados que deverão ser percorridos na ordem correta. O vencedor será o atleta que concluir o percurso no menor tempo.

Às 10h, será disputada uma corrida de caiaque na Lagoa do Açu, às margens do Sítio Recanto dos Coqueiros, com 400 metros de raia. A competição será realizada em caiaque duplo, com baterias eliminatórias durante a manhã e finais a partir das 15h.

No mesmo horário, tem início a prova de espirobol, cujo objetivo é enrolar a bola com a corda num poste. As eliminatórias serão pela manhã e as finais, a partir das 14h.

Também às 10h, começam os jogos de vôlei de praia, com disputa entre duplas e chaveamento eliminatório. As partidas serão disputadas em “melhor de três”, com dois sets de 15 pontos e set de desempate, se for preciso. As finais estão previstas para as 13h.

O Pelag

Criado pelo Decreto Estadual nº 43.52, de março de 2012, o Parque Estadual da Lagoa do Açu tem como objetivo assegurar a preservação de parte de um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do estado do Rio de Janeiro, bem como recuperar as áreas degradadas existentes, assegurar a preservação de áreas úmidas no litoral fluminense, manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção. Outro objetivo do parque – que ocupa uma área de 8.249,12 hectares – é fomentar o turismo e o lazer, oferecendo oportunidades de visitação e atividades educacionais.

A Prefeitura de Campos é parceira do Pelag em diversas iniciativas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo na região do Farol de São Tomé. Durante o verão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Economia Solidária, promoveu diversas palestras e oficinas na sede do parque no Farol, com participação aberta à população.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS