Brasil finaliza melhor Pan da história com 205 medalhas
Matheus Berriel - Atualizado em 08/11/2023 08:52
Seleção de beisebol masculino surpreendeu e foi prata
Seleção de beisebol masculino surpreendeu e foi prata / Foto: Miriam Jeske/COB
A delegação brasileira fez uma campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Foram conquistadas 205 medalhas, recorde absoluto do o país, superando com sobras a marca de 169 medalhas no Pan de Lima, no Peru, em 2019. No quadro de medalhas de Santiago, o Brasil terminou em segundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que somaram 286.
O número de medalhas de ouro obtidas pelo Brasil também foi marcante. Se em Lima foram 54 douradas, desta vez os brasileiros chegaram ao lugar mais alto do pódio em 66 oportunidades. Novamente, só os Estados Unidos tiveram mais ouros do que o Brasil, com 124. Completam a lista de medalhas do Brasil 73 pratas e 66 bronzes.
Merece destaque o desempenho em algumas modalidades. Na ginástica rítmica, o Brasil teve 100% dos ouros. No boxe, chegou a nove das 13 finais possíveis. O futebol masculino foi ouro. No beisebol, a equipe masculina foi prata, alcançando um feito inédito. No basquete, a Seleção Brasileira feminina sagrou-se campeã, e a masculina conquistou o bronze, tendo o campista Maique de Oliveira entre os medalhistas. Ao todo, 140 vagas foram confirmadas por atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2024.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS