Campos é destaque na geração de emprego
Rodrigo Gonçalves
Felipe Knust no Folha no Ar
Felipe Knust no Folha no Ar / Folha da Manhã (Arquivo)
Campos saltou do 7º para o 4º lugar no ranking de municípios fluminenses que mais geraram empregos com carteira assinada até setembro de 2023, ficando atrás da capital Rio de Janeiro, Magé e Macaé. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram apresentados e comentados nessa sexta-feira (3) pelo novo secretário de Qualificação e Emprego de Campos, Felipe Knust, no Folha no Ar, da Folha FM 98,3. Ele está à frente do cargo oficialmente desde o último dia 26, quando foi exonerado seu antecessor Robson Barboza, que ocupava a vaga pela oposição dentro de um acordo de pacificação entre os Garotinhos e Bacellar, que chegou ao fim.
Para o secretário, o município apresenta desempenho muito bom em relação à geração de novas vagas de emprego. Em nove meses de 2023, segundo ele, Campos já superou todo ano de 2022 em saldo de empregos formais. “Em 2020, pandemia, a gente teve um déficit, um saldo negativo de mais de 1.200 postos de trabalho, segundo o Caged. Em 2021, a gente teve o saldo positivo de 3.200, 4.102 no segundo ano de governo e 5.242 até setembro deste ano. Estou dizendo aqui que a gente tem um aumento de 28% em relação ao ano passado, e este ano ainda não acabou. Então, a gente tem no governo Wladimir um saldo de mais de 12.500 novos postos de trabalhos”, afirmou Knust, que está na pasta interinamente acumulando com a subsecretaria de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o último Caged, foram criadas 400 vagas, das quais 366 no Setor de Serviços. A Construção Civil tem sido impulsionada pelas obras públicas e privadas realizadas no município, gerando 110 vagas. Já o comércio criou 74 vagas, com perspectiva de crescimento às vésperas das festas de final de ano.
— Campos hoje figura na 4ª colocação da geração de empregos no estado do Rio de Janeiro, fruto das políticas públicas implementadas e do bom ambiente de negócios que existe na cidade. Os empresários estão acreditando no município, investindo em seus negócios. Um olhar mais especial para o Setor de Serviços, que continua contratando mais. Um exemplo é a inauguração de um hospital da rede privada, que representa mais de 400 empregos gerados de forma direta. Campos figura como cidade-polo na região no Setor de Serviços. A expectativa é que a gente feche o ano superando novos recordes de empregabilidade — disse o secretário.
Ainda no programa, Knust elogiou a atuação do seu antecessor na secretaria criada há menos de nove meses e destacou a importância de parcerias para qualificação da mão de obra. “Eu posso destacar, na questão da qualificação, a parceria que foi estabelecida da secretaria de Qualificação com a secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, que trouxe vários cursos para poder qualificar essas pessoas aqui na nossa cidade. A gente, óbvio, vai dar continuidade e ampliar mais ainda esse projeto”, destacou o novo secretário, ressaltando que a Prefeitura vai lançar, em breve, um programa mais amplo de qualificação, principalmente para os cadastrados no CadÚnico, além de um novo portal balcão de empregos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS