Mudança de voos Campos-Rio é mantida pela Azul e começa a valer no mês que vem
Ícaro Barbosa 27/07/2022 12:57 - Atualizado em 27/07/2022 12:59
A partir do dia 8 de agosto, quem vem do Rio de Janeiro para a região do petróleo fluminense – Campos e Macaé – através de linhas aéreas vai ter problema e muitos argumentam que a economia do estado vai ser prejudicada pela mudança. Esses voos geralmente vinham do aeroporto carioca Santos Dumont, mas a decisão empresarial da Azul Linhas Aéreas os deslocou para o aeroporto Viracopos, em Campinas-SP, sob o pretexto de trazer “mais conectividade para a região e opções de destinos” e "fortalecer conexão com a região". Mas quem é daqui vê como "imprescindível" voos diretos para o Rio de Janeiro. 
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Chagas Junior, os voos diretos entre Rio X Campos e vice-versa são imprescindíveis para a região: “Como presidente da CDL só faltei falar com o Papa. Tentamos de tudo, mas a Azul alega que suas operações estão centralizadas no aeroporto de Viracopos. A medida é um desrespeito a Campos e também a cidade do Rio de Janeiro”.

Edvar, entretanto, vê importância na linha Campinas X Campos. Ele reconhece que a cidade paulista é o Hub da Azul e proporciona, tanto para Campos quanto para Macaé, uma ligação com o mundo, “desde que o voo programado para às 5h da manhã seja viabilizado”.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) também lamentou a notícia da Azul suspender os voos diretos de Campos e Macaé para o Rio de Janeiro. Em nota, afirmaram que a linha – com previsão de extinção para o próximo dia 8 – integrava à capital fluminense “dois dos municípios que mais geram empregos no estado, e um dos principais dos polos nacionais da produção de petróleo e gás natural”.

Contudo, na mesma nota, entenderam que a transferência da linha vai de encontro a uma série de investimentos de multinacionais na região: “Podemos citar a recente inauguração de uma Base de Apoio Offshore da Petrobras, em Macaé, e a expansão da atuação de operadores como Equinor, PetroRio, 3R, Tridente, Perenco e BR Offshore”.

A nota continua... “Traduzindo em números, são cerca de R$ 13,2 bilhões em investimentos em projetos energéticos que vão desde termelétricas, usinas solares, de hidrogênio e eólica offshore. Não à-toa, o Porto do Açu, em São João da Barra, já anunciou a construção de uma nova linha férrea que será conectada à malha ferroviária nacional”.

A Infraero não quis se pronunciar sobre o caso e orientou a equipe da Folha da Manhã a falar diretamente com a Azul Linhas Aéreas. Esta, por sua vez, comentou que os novos voos “vão permitir aos Clientes destas localizações, conectar-se sem escalas com quase 70 destinos oferecidos pela companhia a partir de Viracopos, incluindo destinos internacionais como Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal”.

Eles afirmaram ainda que, “a ligação direta com o principal centro de operações da Azul também vai fomentar o turismo local, já que Campos dos Goytacazes e Macaé são importantes destinos turísticos do Rio de Janeiro”.

De acordo com o gerente de Planejamento de Malha da Azul, Vitor Silva, as novas rotas foram planejadas a partir da identificação de um novo perfil de Clientes.

– Viracopos é o nosso principal centro de operações no país e possui conexões com praticamente toda nossa malha doméstica e internacional. Nos últimos tempos identificamos uma demanda crescente de Clientes vindos de outras regiões para as cidades de Campos de Goytacazes e Macaé. Além disso, com as novas rotas, deixamos os Clientes fluminenses mais próximos de destinos internacionais, como Orlando e Lisboa – disse Vitor.

Aeronaves turboélice ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros, vão ser utilizadas na nova linha que já tem a nova malha definida. Confira abaixo:

Para Campos dos Goytacazes será oferecido um voo diário, com partida de Viracopos às 14h05 e chegada no destino às 16h00, no sentido inverso, a decolagem de Campos ocorre às 16h40 e o pouso em Viracopos às 18h45. Um novo voo decolando às 5h da manhã de Campos dos Goytacazes está em negociação com a concessionária que administra o aeroporto.

Para Macaé, serão ofertados dois voos diários. Pela manhã, as viagens sairão de Viracopos às 8h30 e retornarão às 10h55, ocorrendo diariamente, com exceção aos domingos. No final do dia, os voos partirão de Viracopos às 17h05 e retornarão às 19h40, com viagens ocorrendo diariamente, com exceção aos finais de semana. Aos domingos os voos de retorno partem de Macaé às 19h35.

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