Exposição "Entre Ossos e Urnas" inicia nesta quarta-feira no Museu Histórico de Campos
Rafael Khenaifes 10/04/2024 11:42 - Atualizado em 10/04/2024 12:38
Parte do acervo de Dib exposto no Museu Histórico
Parte do acervo de Dib exposto no Museu Histórico / Foto: Genilson Pessanha
A ação educativa “Um Dia de Arqueólogo”, que acontece nesta quarta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, apresenta a Exposição “Entre Ossos e Urnas”. A exposição irá acontecer até o dia 30 deste mês.
O projeto é baseado no livro “Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju”, dos autores Ondemar Dias e Jandira Neto, lançado na Bienal do Livro, em 2014. Além das imagens das escavações no Sítio Arqueológico do Caju, os visitantes terão a oportunidade de ver fragmentos de ossos e de urnas funerárias indígenas.
A exposição conta com uma parte bem interativa por meio do Sitio arqueológico. No qual as crianças terão a oportunidade de realizar escavações em uma caixa de terra, simulando como é realmente uma escavação arqueológica. Nas escavações poderemos encontrar a simulação do ritual funerário, detalhando como era feito os enterramentos.
As crianças terão a oportunidade de se tornarem arqueólogos por um dia. A proposta é que elas possam realizar escavações em uma caixa de terra, simulando um sítio arqueológico, com acompanhamento da equipe do setor educativo do Museu Histórico de Campos, orientando e explicando a importância da arqueologia para compreender como eram e viviam os primeiros habitantes da nossa região, que foram os indígenas goitacá, puris e coroados.
O objetivo, também, é realizar escavações, onde encontrarão esqueletinhos de brinquedo, cacos de cerâmica e conchas, fazendo uma alusão aos achados arqueológicos. Assim, as crianças irão aprender um pouquinho da nossa história e do ofício do arqueólogo, através de uma ação educativa e lúdica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS