Prefeitura e concessionária se unem para identificar galerias com ligações clandestinas, em Campos
- Atualizado em 10/04/2024 11:15
Descarte de lixo no canal Campos-Macaé
Descarte de lixo no canal Campos-Macaé / Rodrigo Silveira
 
Um grupo de trabalho integrado por técnicos de órgãos operacionais da Prefeitura de Campos e da concessionária dos serviços de água e esgoto (Águas do Paraíba) foi formado nesta semana com o objetivo de identificar galerias que lançam esgoto in natura no leito do Canal Campos-Macaé. A intenção do grupo é pôr fim ao problema que se arrasta há anos.

A criação do grupo aconteceu nessa segunda-feira (8), em reunião realizada na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com participação da diretoria da Águas do Paraíba, secretários e técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, além da Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente e do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica da Prefeitura.

Na oportunidade foram traçadas as principais ações. Ficou acertado que a concessionária de água e esgoto irá trabalhar com robôs, que atuarão nas galerias de águas pluviais. Os equipamentos, manuseados por controle remoto, vão identificar e fazer as demarcações dos pontos onde as galerias de drenagem de águas pluviais recebem esgoto de forma clandestina. A partir do mapeamento desses pontos, a Águas do Paraíba fará as devidas intervenções.

“Estamos unindo esforços para pôr fim a um problema crônico que afeta, além de moradores e comerciantes às margens do Canal Campos-Macaé, a população em geral. É uma tarefa difícil, por isso criamos um grupo de trabalho para atuação conjunta”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro.

TECNOLOGIA

O superintendente da empresa Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, explica que os robôs utilizam câmeras que captam imagens no escuro e identificam pontos onde as galerias têm ligações de lançamento de esgoto clandestinas. “A partir daí, faremos as devidas intervenções para que o esgoto seja lançado na rede coletora”, explica.

O gerente Operacional e de Engenharia, Silas Almeida, ressaltou que a ação conjunta com a Secretaria de Obras será importante, já que o trabalho de limpeza das galerias pluviais vai dar celeridade à atuação dos robôs e mais qualidade às imagens. “A Secretaria de Obras tem equipes de trabalho de manutenção, desobstrução e limpeza das galerias e a atuação conjunta vai assegurar a movimentação dos robôs sem maiores transtornos no interior das galerias, na região do Canal”, observa Silas Almeida.
 
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS