Campos mantém tradição da Festa do Santíssimo Salvador
Matheus Berriel 05/08/2023 11:34 - Atualizado em 05/08/2023 11:37
Divulgação
Comércio movimentado, ambulantes vendendo bem e milhares de pessoas curtindo momentos de entretenimento e/ou manifestando a sua fé. Tudo isso é reflexo do clima festivo que paira sobre Campos neste fim de semana. Além da 62ª Exposição Agropecuária e Industrial, com shows nacionais desde quinta-feira (3) no Parque de Exposições de Pecuária (leia sobre a Expo aqui), também acontece por estes dias a 371ª Festa do Santíssimo Salvador, com programação religiosa e atrações musicais. Após o grupo Di Propósito ter aberto o palco principal na noite dessa sexta (4), o evento segue com Caju pra Baixo, às 22h deste sábado (5), e a cantora católica Adriana Arydes, às 21h de domingo (6). Aberta ao público, a festa é realizada na praça do Santíssimo Salvador.
Há ainda shows locais previstos para o canteiro de barracas da Catedral do Santíssimo Salvador. Larissa e Laís se apresentaram por lá na quinta-feira (4), e Uister Mikael cantou nessa sexta. A atração deste sábado é a banda Pequeninos do Senhor, às 20h, enquanto no domingo vão se apresentar a Banda da Guarda Civil Municipal, às 18h, e Nelinho, às 19h. Os shows foram disponibilizando pela Prefeitura, que contou com o apoio do Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Sesc Rio) oferecendo a atração Di Propósito para o palco principal.
Na parte religiosa, a Diocese de Campos realiza um novenário desde o dia 28 de julho, na Catedral. Ele será completado neste sábado, com celebração do padre Alexandre Rodrigues Mothé, e no domingo, com o padre Tayson Henrique de Freitas, ambos às 19h.
Durante o domingo, de fato o Dia do Santíssimo Salvador, também haverá missas na Catedral às 6h30, com o padre Hélio Marcos da Silva; às 8h, com o padre Tayson Henrique de Freitas; às 10h, com o bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; às 13h, com o padre Márcio André dos Santos Ribeiro; e às 15h, com o padre Walas Maciel da Silva. Também há uma missa marcada para a Igreja de São Francisco, às 8h, com a introdução da imagem do Santíssimo Salvador por um monge do Mosteiro de São Bento, reeditando um ato realizado há 371 anos no terreno em que hoje está instalada a igreja.
Completando a programação, a tradicional procissão está agendada para as 16h de domingo, começando na Catedral e terminando no palco principal, onde Dom Roberto Francisco concederá uma bênção por volta das 18h.
— Temos a graça de ter como padroeiro o Santíssimo Salvador, o próprio Cristo. Salvador não é apenas um adjetivo, mas a sua missão. Ele nos salva com a sua encarnação, aparição, morte e ressurreição. É o mistério pascal. Por isso, a riqueza de mergulhar, em cada festa, na Páscoa de Jesus: um Jesus vitorioso, transfigurado, luminoso, que ilumina a nossa cidade — prega o bispo titular da Diocese. — Podemos dizer que o padroeiro sempre é a alma espiritual da cidade; é o sentido espiritual que damos a essa cidade: a cidade do Santíssimo Salvador — complementa Dom Roberto.
No Museu - O Museu Histórico de Campos está com uma programação própria por conta da Festa do Santíssimo Salvador. Nessa sexta, foi aberta ao público a exposição “Onde mora o meu afeto”, de Bia Murad, que estará no local no domingo para acompanhar os visitantes em tours mediados, às 10h e às 14h. Também está em cartaz a mostra “O Mundo de Waldir Pinto Carvalho”, em homenagem ao escritor campista, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.
Neste sábado, às 19h, o pianista Ivan Glória fará uma apresentação musical no museu. Já no domingo, às 15h e às 18h, haverá sessões da peça “Roda dos Expostos”, com texto de Waldir Pinto de Carvalho e direção de Guilherme Freytas.
Serviços - Por conta da festa do padroeiro, a Catedral do Santíssimo Salvador está iluminada tendo o azul como cor predominante. A Prefeitura também promoveu manutenção na iluminação da praça central e serviço de limpeza nos arredores.
— Fizemos e continuaremos nos dias da festa com a higienização do local. Foram disponibilizados contêineres de lixo e para resíduos recicláveis, distribuídos em diferentes pontos — comentou a secretária Municipal de Serviços Públicos, Simone Muniz. A pasta atua em conjunto com a subsecretaria de Iluminação Pública e outros setores da administração municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS