Cerca de R$ 20 milhões movimentados em quatro dias, com público superior a 250 mil pessoas. Essa é a expectativa dos organizadores da 62ª Exposição Agropecuária e Industrial de Campos, que começa nesta quinta-feira (3) e vai até o próximo domingo (6). Estão confirmados os shows de Zé Neto e Cristiano, Ludmilla, Marcelo Falcão, Wesley Safadão, Belo e Ferrugem no palco principal, além de outros artistas no camarote Lokko, da Excess Produções, realizadora do evento. Exposição de animais, leilões, concursos e provas esportivas também ajudarão a movimentar o Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos, bem como espetáculos teatrais. A entrada será gratuita até as 16h em todos os dias. Para os shows, a venda de ingressos tem superado as expectativas. A mais recente virada de lote aconteceu nessa terça-feira (1º), e os ingressos continuam sendo comercializados pelo site quero2ingressos.com.br.
— Entre hotéis, restaurantes, comércio, prestação de serviços e outros, o evento movimenta cerca de R$ 20 milhões. Desde a manicure que faz as unhas da jovem que vai para a feira, passando pela cabeleireira, pelo vestuário, tudo movimenta dinheiro — afirma o empresário Sérgio Ribeiro, do Grupo Excess. — É bonito ver as vitrines da cidade vestidas com o motivo da festa, sem falar nas centenas de empregos diretos e indiretos que criamos no período da exposição. Isso é importante para a economia, uma vez que acontece exatamente na virada do semestre, pulando para os últimos quatro meses do ano — complementa.
Membros de uma das principais duplas sertanejas do país, Zé Neto e Cristiano serão os primeiros artistas a subir no palco principal, em show marcado para as 22h desta quinta-feira. Na sexta (2), também a partir das 22h, haverá shows de Ludmilla e Marcelo Falcão, cuja ordem não foi divulgada. Também não houve divulgação prévia dos horários dos shows de sábado (3), de Wesley Safadão, e de domingo, de Belo e Ferrugem. “Este ano, vai ser uma seleção em que é difícil dizer qual será o show principal. Dificilmente um evento reúne, em apenas quatro dias, um elenco com tantas estrelas como esse”, ressalta Sérgio Ribeiro.
No camarote Lokko, os shows e apresentações de quinta-feira serão de Rafa Carneiro, Igor Saliência, Larice Barreto e Gabriel Ferrari; os de sexta, Rafa Carneiro, Mari Henrique, R10 e Karine; os de sábado, de Buarque, Rafa Carneiro, Naldinho, PCzinho e Promessa do Samba; e os de domingo, de Rafa Carneiro e Rodrigo Bueno.
Atrações infantis — Para o domingo, foi planejada uma programação cultural voltada ao público infantil. Quem for ao Parque de Exposições poderá assistir aos espetáculos teatrais “Wandinha - O Musical”, às 11h, e “Dino Thunder - Uma aventura jurássica”, às 15h30. Além disso, durante toda a Expo Campos haverá um parque de diversões e a Mini Fazendinha, esta com pequenos animais de várias espécies, ajudando a ensinar e aprender sobre eles de forma lúdica.
Competições — O final de semana também será marcado por provas equestres. Tanto no sábado quanto no domingo, a partir das 10h, a pista de grama sediará a 8ª Exposição de Inéditos da Raça Mangalarga Marchador, englobando o tradicional concurso de marcha. No sábado, ainda haverá o desafio Ranch Sorting, às 10h. Já no domingo, serão realizados na pista de areia o Work Penning, às 10h; o Team Penning, às 14h; e a Gincana Equestre, a partir das 20h.
Marcas — Grandes marcas terão estandes distribuídos pela área do evento, representando diversos segmentos. No setor gastronômico, haverá as tradicionais barraquinhas e espaços de estabelecimentos, com pratos típicos e opções de bebidas.
Segurança — Além de contratar mais de 300 seguranças, que ficarão em locais estratégicos do parque, a organização da Expo Campos investiu em um sistema avançado de captura de imagens. “Temos nas bilheterias o reconhecimento facial das pessoas que entram. Essas câmeras capturam a imagem da pessoa, e estamos ligados ao sistema de dados dos órgãos de segurança pública. Se essa pessoa tiver algum tipo de restrição criminal, é identificada na hora. Essa tecnologia inibe muito. Também temos detectores de metais. Montamos um sistema de segurança eficiente”, finaliza Sérgio Ribeiro, ressaltando que não houve grandes registros de violência nas últimas edições do evento.