Entidades carnavalescas e quadrilhas em noite de festa no Teatro Trianon
02/08/2022 09:01 - Atualizado em 02/08/2022 09:16
César Ferreira/Secom Campos
Entidades carnavalescas e grupos de quadrilhas do município participaram, na noite dessa segunda-feira (1º), no Teatro Municipal Trianon, da entrega dos cheques simbólicos do pagamento de fomento aos contemplados nos editais dos dois segmentos, pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O prefeito Wladimir Garotinho participou do evento, junto da presidente da Fundação, Auxiliadora Freitas.

Nos jardins do teatro, artistas que atuam nas quadrilhas e nas agremiações carnavalescas, misturaram carnaval e festas típicas, para celebrar a oportunidade de voltar a trabalhar, dois anos depois da paralização dos eventos, em razão da pandemia. O edital “Culture, Campos - Carnaval na Ciranda Cultural” contemplou, com R$ 300 mil, nove Escolas de Samba, quatro Blocos de Samba e oito Bois Pintadinhos. Já os 17 grupos do “Circuito de Quadrilhas” receberam o fomento de R$ 120 mil.

No palco do Trianon, performances abriram a cerimônia. O estilista, Nelcimar Pires, exibiu a fantasia “A Luz da Belle Époque”, com a qual desfilou no carnaval carioca, no carro abre-alas da Unidos do Viradouro. O músico, Hodyllon Martins, apresentou a performance “O Violino Vermelho”. Em seguida, integrantes da quadrilha “Balança, mas não cai”, fizeram uma apresentação especial. A última atração, foi a bateria formada por ritmistas das escolas Madureira do Turf e Mocidade Louca, sob o comando do mestre, Luan Velasco, com passistas de diversas escolas.
“Fui recebido com imenso carinho, por vocês, fazedores de cultura do município, que, apesar dos dois últimos anos difíceis, mantiveram a esperança e estão de volta, contando com esse incentivo do nosso governo. Quero parabenizar Auxiliadora e sua equipe, pela elaboração e execução dos dois editais. Campos respira cultura popular, através de manifestações que lembram nosso passado e nos fazem projetar o futuro, através das novas gerações de artistas que essa terra tem a capacidade de produzir. A união entre o carnaval e as quadrilhas, como vimos hoje, é a base do progresso da cultura do município e, por isso, digo que vocês sempre terão espaço”, ressaltou Wladimir.
Em seu discurso, Auxiliadora enfatizou a importância dos editais. “Hoje é um dia de grandes vitórias, a começar pelo fato de que a cultura popular ocupou o palco do Trianon, maior teatro do interior do estado, na abertura desta cerimônia. Estamos mudando paradigmas, fomentando os fazedores culturais que mantém vivas as manifestações vindas do povo, mantidas nos territórios de nossa terra. Queremos ver nossa arte popular cada vez mais forte e, com sua ajuda, prefeito Wladimir, aqui estamos”, disse.

Entrega dos cheques – Depositados no último dia 28, os valores de fomento dos editais foram representados por cheques, sendo entregues aos dirigentes de agremiações e quadrilhas. O chefe da divisão de Cultura Popular da FCJOL, Marcelo Velasco e a presidente da Liga de Danças Folclóricas de Campos (Lidanfoc), Leila Barbosa, participaram das sessões de fotos com os contemplados.
Carnaval – As Escolas de Samba contemplas, foram: Estação Primeira de Guarus, Boi Sapatão, União da Esperança, Império da Baixada, Onça no Samba, Mocidade Louca, Madureira do Turf, Alvi-Anil e Amigos da Farra. Os Blocos de Samba selecionados, foram: Teimoso do IPS, Juventude da Baleeira, Unidos do Capão, Castelo do Parque Aurora. Já os Bois Pintadinhos, são: Boi do Canto, K-Brunco, Beira-Rio, Guloso, Jaguar, Zulu, União e Travolta.
Quadrilhas – Os 17 grupos do edital do “Circuito de Quadrilhas”, são: Águia de Ouro; Arco-íris; Azabumba; Balança, Mas Não Cai; Chico Chega, Mas Não Entra; Cia. Junina do Quilombo de Custodópolis; Coisa Roxa; Dona Jura; Estrela Dalva; Imperador da Baixada; Luar do Sertão; Luz e Vida; Pega-Pega; Real Palace; Sinhá Moça; Toc Caipira e Yamara.
“Prefeito, nós das quadrilhas e do carnaval, agradecemos pela oportunidade. As quadrilhas estão visitando bairros, enquanto as agremiações se preparam para apresentações no fim deste mês, em um bonito festival. A cultura popular agradece e renasce, graças aos editais da FCJOL”, pontuou a presidente da Lidanfoc, Leila Barbosa.
A festa terminou com samba. O cantor Junino Razão apresentou canções, sendo acompanhado pelo prefeito Wladimir Garotinho. O público dançou, celebrando a noite de esperança de novos tempos para a cultura popular.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS