
O cenário, nos últimos anos, é sempre o mesmo. A cada temporada de veraneio o problema se apresenta. Virou fato comum a falta de energia nas praias sanjoanenses nos meses de janeiro e fevereiro. Tudo pelo aumento do consumo.
Não há como a Enel fugir de suas atribuições. Os piques de energia em São João da Barra — com mais, ou menos horas de interrupção — é da única responsabilidade da empresa que sucedeu a Ampla.
E ano após ano qual tem sido a versão da Enel para a falta de luz? É que decorre de falha em linha de transmissão. É sempre assim. A Enel certamente tem disponibilizada nota oficial para justificar o problema.
O que menos importa é o que diz a Enel nas explicações rotineiras. O Carnaval começou e nada justifica que aconteça falta de luz justo no período que a demanda aumenta nas praias.
Vale dizer que o serviço da Enel em São João da Barra mostra deficiência mesmo fora do pique da temporada de veraneio. E atinge, também, a praia de Chapéu do Sol.
A Abrasel sustenta que os empresários do setor enfrentam uma situação inaceitável, com prejuízos significativos devido à constante falta de energia por prazo que ultrapassa o razoável.