PSOL, Trotsky e a picareta
Edmundo Siqueira 04/10/2023 20:51 - Atualizado em 04/10/2023 20:58
Reprodução YouTube
Reprodução YouTube / Congresso do PSOL, neste domingo (1º), em Brasília.
“Não, não, não…companheiros! Por favor!”. Esse foi o apelo feito ao microfone para que os militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) cessassem uma briga generalizada que ocorria próximo ao palco do Congresso Nacional do partido, realizado no último domingo (1º), em um hotel do Distrito Federal.

Um dos estopins da briga foi Leon Trotsky, revolucionário russo assassinado em 1940, que é tido como ídolo por algumas alas internas do PSOL. Embora seja um partido progressista, existem sérias discordâncias entre militantes, ainda que próximos ideologicamente, mas que se dividem em grupos mais e menos à esquerda.

O Congresso buscava eleger a presidência do partido para o próximo período, e a vitória da historiadora Paula Coradi representou a predominância das alas “menos radicais”. Ligada ao deputado federal Guilherme Boulos, Coradi teve 300 votos contra 147 do grupo intitulado Bloco Democrático de Esquerda, que seria “mais radical” ideologicamente.

A ideia central da “Primavera Socialista e Revolução Solidária” — grupo representado pela presidente eleita — é a aproximação com o governo do PT, onde se buscaria apoio mútuo para candidaturas nos municípios. O outro grupo, tido como mais à esquerda, defende que o PSOL seja independente, principalmente no Congresso Nacional.

Na visão do PSOL, pautas caras ao partido vem sendo tratadas pelo Governo Federal e por governos petistas nos Estados de forma errada. Um dos principais focos de críticas é a segurança pública na Bahia, estado governado pelo PT, que apresenta altos números de violência policial. Sobre esse problema, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, disse em entrevista à CNN: “Você não enfrenta o crime organizado com fuzil com rosas”.

A frase com pegada de bolsonarismo desagradou não apenas o PSOL, levando as redes sociais de Capelli a receber críticas de jornalistas, pesquisadores e pessoas ligadas a movimentos sociais contra a violência policial. O secretário-executivo bloqueou alguns deles, o que gerou ainda mais críticas, considerada como uma atitude anti-democrática. Capelli é cotado para assumir o lugar de seu chefe, o ministro Flávio Dino, titular da pasta da Justiça, caso ele deixe o cargo para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Aliás, a vaga do Supremo também é foco de críticas pelo PSOL e pelos movimentos chamados de “identitários”. A pressão aumenta para que Lula indique uma mulher negra para o STF, mas o presidente já deu sinais que não usará critérios de gênero e raça na decisão.

A picareta

Embora falar em Trotsky em 2023 possa soar anacrônico — e é, em muitos sentidos —, existem lições valiosas que sua história pode dar ao PSOL.

Leon Trotsky. Foto de 1918, RijksMuseum

O grupo psolista que perdeu a eleição acusa o vencedor de querer mudar o regimento para tentar controlar os cargos mais importantes na direção da legenda. O que acabou ficando definido foi que a composição dos postos será proporcional entre os diferentes grupos, usando como critério a quantidade de votos na eleição deste domingo.
O controle do partido foi a principal briga entre Lenin, Stálin e Trotsky, mas os revolucionários comunistas russos também divergiam no método. Enquanto Trotsky defendia a ideia de uma “revolução permanente”, que deveria ser não apenas na Rússia, mas no mundo interior, Lenin e Stálin defendiam o “socialismo em um só país”, onde todos os esforços deveriam ser na formação da União Soviética.

Com a morte de Lenin — após um derrame que o deixou parcialmente paralisado — Stálin toma o poder do Partido e da Rússia, para isso precisando isolar o máximo que pudesse Trotsky, que era um insurgente integrante do quarteto informal que liderava o governo russo revolucionário, de onde somava-se, além dos três, o bolchevique Sverdlov.

Exilado, Trotsky ainda influenciava a oposição aos delírios totalitários que tomavam conta de Stálin, que ficava também cada vez mais paranoico. Stálin entra em uma fase de terror, prendendo e executando dissidentes, opositores e até membros históricos do Comitê Central, até que em agosto de 1940, Trotsky foi assassinado no México, com um golpe de picareta na cabeça. Morria o último dos oponentes de Stalin entre os ex-líderes do Partido Comunista Russo.

Os tempos atuais são incrivelmente diferentes dos anos 1930. E embora a morte de opositores e delírios totalitários ainda aconteçam em alguns países do mundo (inclusive na Rússia contemporânea), não existem muitos paralelos possíveis com a realidade que vivia Trotsky com a do Brasil de hoje. Mas, uma lição deveria ser evidente: radicalidade, anacronismo e cisões internas graves são prenúncios do fracasso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]