Olavo Cardoso pode sediar a Escola Legislativa, antiga Emugle 
11/08/2023 22:18 - Atualizado em 11/08/2023 23:41

Folha1

.

Em entrevista à FolhaFm 98.3, na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Wladimir Garotinho aventou a ideia de levar a Escola Legislativa de Campos — antiga Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) — para as instalações do Museu-Casa Olavo Cardoso (MOC), construção histórica localizada na avenida Sete de Setembro. 

Em estado de abandono, o prédio necessita de restauro completo e diversas adequações para que tenha condições de abrigar alguma instituição, ou mesmo reabir como museu. Wladimir disse que talvez seja efetivada uma “parceria bacana” entre os poderes entre  Câmara de Vereadores e prefeitura, possibilitando que a Escola Legislativa funcionasse no local. 

— Não é uma informação consolidada, mas um início de conversa. Tive uma conversa boa com o presidente do legislativo, Marquinho Bacellar, na semana passada, para que a Câmara de Vereadores possa, junto com a prefeitura, restaurar o Olavo, e que a Escola do Legislativo da Câmara passe a funcionar dentro do Olavo, talvez em um prédio anexo na área que tem ali nos fundos e que não é utilizada — disse Wladimir, na FolhaFm.  

O prefeito disse ainda que Bacellar pediu que fosse entregue o projeto da iniciativa, para que ele pudesse ser executado em parceria. Wladimir informou que o projeto já existe, mas que está “acabando de atualizar o orçamento” para ser entregue ao legislativo. 

O MOC

Inaugurado em 2006, o Museu Olavo Cardoso está fechado desde 2014. O prédio, construído no final do século XIX, foi deixado em testamento para a municipalidade, com o objetivo de ser utilizado com fins memorialistas. 

Estruturado como um museu-casa (instituição museológica que conjuga arquitetura e história, preservando a forma original de uma casa e suas vivências), o MOC sofre com o abandono e depredação. No final de 2020, teve parte de seu acervo furtado. 

Há pouco mais de um ano, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), vinculada a prefeitura de Campos, iniciou uma pequena reforma no Olavo, tendo como objetivo abrigar alguns setores da Fundação. A ideia não avançou e o prédio continuou em sério risco de ruína. 

Apesar do tombamento em âmbito municipal, pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), que protege (ou deveria) não apenas a construção principal como seu entorno — jardins, grades, muros e objetos decorativos —, o prédio perdeu toda sua varanda, após ruir, em março de 2023

A Escola Legislativa

De acordo com o site da Câmara de Vereadores, a Escola Legislativa foi instituída com essa nomenclatura oficialmente pela Lei nº 9.272, de 05 de abril de 2023, publicada na edição suplementar do Diário Oficial do município no dia 11 de abril de 2023. Aprovada por unanimidade pelos vereadores, a lei também criou o Regimento Interno da escola.

Esse marco legal criou a estrutura para o funcionamento do órgão, que passou a contar com quadro pessoal e outras exigências para ser uma instituição de ensino.
 
Ainda segundo a instituição, em 2013 recebeu o nome de Escola de Gestão Pública (Emugle), quando foi criada pela Lei nº 8486/2013. A primeira sede estava localizada à rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 160, inaugurada em 2014 pelo então presidente da Câmara, Dr. Edson Batista. Após algum tempo nesse endereço, o órgão mudou para a rua Conselheiro Tomás Coelho. 
 



 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]