Campos receberá exposição do Museu de Arte do Rio a partir da próxima quinta
Matheus Berriel 17/02/2024 09:10 - Atualizado em 19/02/2024 16:37
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar'
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar' / Foto: Wesley Sabino/MAR
Campos foi uma das cidades escolhidas para receber a exposição itinerante “Meu lugar”, do Museu de Arte do Rio (MAR). Trata-se de uma releitura da mostra “Casa Carioca”, realizada pelo MAR em 2020. Contendo mais de 90 obras de 40 artistas, a iniciativa promove uma reflexão sobre a residência enquanto reflexo das pessoas que a habitam e a moldam como um espaço para chamar de seu. A abertura na planície goitacá está marcada para a próxima quinta-feira (22), a partir das 11h, na praça do Santíssimo Salvador. O evento contará com apresentações de Mana-Chica, às 11h, e jongo, às 12h.
Com curadoria de Thiago Fernandes, “Meu lugar” aborda a realidade de diversas casas brasileiras, muitas delas planejadas e erguidas pelos próprios moradores. Assim como surgem os problemas, também podem ser notadas as criativas soluções adotadas no dia a dia dessas moradias. Segundo o MAR, apenas 15% das residências no Brasil são construídas por arquitetos e/ou engenheiros.
— A cultura e a educação transformam vidas e potencializam o sentimento de pertencimento das pessoas na cidade — disse a diretora-executiva do MAR, Sandra Sérgio, por ocasião da passagem da exposição em São Gonçalo, ocorrida de 2 de setembro a 1º de outubro.
Além de São Gonçalo, “Meu lugar” também já esteve em Duque de Caxias, de 21 de outubro a 19 de novembro; e Guapimirim, de 10 de dezembro a 14 de janeiro. Atualmente, 27 obras que compõem a mostra, majoritariamente imagens, estão expostas no aeroporto de Lisboa, em Portugal, onde permanecerão até 4 de março. Em Campos, a visitação acontecerá até o dia 10 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 19h. Também estão confirmadas as seguintes atrações paralelas: show de Leny Moraes, na próxima sexta (23), às 19h; apresentação do espetáculo teatral “Saltimbamcos”, domingo (25), às 17h; show de Sandro Bali, dia 2 de março, às 19h; brincadeiras musicais, dia 3, às 17h; show de Renato Cantor, dia 9, às 19h; e apresentação da peça “A viagem de um barquinho”, dia 10, às 17h. Assim como a exposição, todas as atrações terão entrada gratuita.
Uma das obras que integram a mostra “Meu lugar” é uma fotografia feita pelo carioca Bruno Veiga, mostrando um azulejo com a imagem de Nossa Senhora das Graças. Muito presentes nos subúrbios, os azulejos geralmente apresentam detalhes da cultura de um povo, como a fé. Outro item é uma faixa com a frase “você deve estar onde merece estar”, que integra a obra do artista Alan Oju. Pertencente à série “Trapos” e produzida em tinta sobre tecido, a faixa tem como tema transversal as fricções que o “corpo” de uma cidade exerce sobre os corpos dos seus habitantes. A ideia de Alan, natural de Santo André/SP, foi se apropriar de frases de empreendimentos imobiliários cariocas que atuam capturando os desejos das pessoas, mas que levam a um estilo de vida artificial.
O MAR — Situado na praça Mauá, na capital fluminense, o MAR foi inaugurado em 2013, em parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro com a Fundação Roberto Marinho, sendo operacionalizado pelo Instituto Odeon. Desde 2021, o espaço é gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e mantido pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio e/ou apoio de várias empresas. A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado também estão entre os apoiadores, bem como o Governo Federal, realizador de iniciativas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocinada pela Enel Brasil, a exposição “Meu lugar” tem apoio das prefeituras das cidades onde passa, sendo apoiada em Campos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar'
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar' / Foto: Divulgação/MAR
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar'
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar' / Foto: Divulgação/MAR
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar'
Obras integrantes da exposição 'Meu lugar' / Foto: Divulgação/MAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS