Alimentação e afogamento
Leonardo Gama - Atualizado em 07/01/2024 07:07
De acordo com dados divulgados pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o afogamento é a maior causa de óbitos entre crianças de 0 a 4 anos. 
Surpreendentemente a metade deles na própria casa, em piscinas, banheiras e até baldes. Saindo dessa faixa etária, 15 pessoas morrem por afogamento no Brasil diariamente em praias, represas, lagos, etc. 
Obviamente nessa época de calor e férias escolares os casos aumentam consideravelmente e a alimentação está relacionada ao risco nessas situações.
O organismo dos mamíferos não apresenta a mesma quantidade de sangue em todos os órgãos e tecidos ao mesmo tempo: o sangue "dança" entre os tecidos, sendo direcionado para onde é mais necessário em um dado momento.
Se comemos algo que traga um pouco mais de trabalho na digestão, uma importante quantidade de sangue é desviada para essa função (para o trato digestório)...outros tecidos perderão sangue nesse momento.
O sistema digestório cobra uma grande quantidade de sangue para as suas funções, assim como o sistema muscular.
Se comemos uma refeição mais substancial e entramos na água, com toda a movimentação que normalmente ocorre, vai haver uma "disputa" de sangue entre o sistema digestório e o músculo esquelético.
O organismo tenta compensar, reduzindo a capacidade muscular, interrompendo a digestão e até mesmo induzindo vômito, para se livrar de toda essa cobrança. Outro risco é a redução da oxigenação cerebral, que pode levar a desmaios...dentro d´agua quaisquer dessas circunstâncias pode ser muito grave.    
_Evite alimentação substancial antes de entrar na água e lembramos que:
1) alimentos gordurosos (mesmo os saudáveis) atrasam o esvaziamento do estômago, evite-os;
2) alimentos quentes fazem o mesmo, atrasando a digestão, bem como maiores volumes alimentares.
...o velho e bom picolé de frutas cítricas, em quantidade moderada, seria uma ótima alternativa, pois o frio acelera a digestão, não possuem gorduras e a glicose fornece energia para atividades de curta duração para o tecido muscular e cerebral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]