Esteatose Hepática
Leonardo Gama - Atualizado em 07/08/2022 07:07
A esteatose hepática, também chamada de fígado gorduroso, é uma das patologias que mais cresce em todo o mundo, atingindo cerca de 25 % da população adulta. 
O seu desenvolvimento está diretamente associado aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. 
O consumo exagerado de açúcares e alimentos ultra processados é apontado como um bom atalho para a patologia (Esteatose Não alcoólica).
Pois bem, cientistas de Singapura publicaram no Journal of Hepatology um estudo que sugere que o uso de vitaminas do complexo B, principalmente B12 e ácido fólico pode prevenir casos graves de esteatose hepática. 
De acordo com Dr Singh, pesquisador chefe, a suplementação com essas vitaminas reduziu de forma impactante as taxas de homocisteína no fígado e sangue. 
A homocisteína é uma molécula diretamente associada à gravidade da doença, além de risco cardiovascular muito aumentado. 
Ainda de acordo com o pesquisador, o uso suplementar de vitaminas do complexo B pode até reverter casos graves de esteatose hepática. Lembrando que atualmente apenas o transplante de fígado poderia tratar os casos graves.
Aguardemos novas conclusões, mas vários dados tem sugerido o uso de suplementação com vitaminas do complexo B na prevenção de doenças metabólicas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]