Trump perde na Câmara, mas mantém maioria no Senado
08/11/2018 11:26 - Atualizado em 19/11/2018 15:21
Donaldo Trump
Donaldo Trump / Divulgação
O Partido Democrata conquistou, na eleição de terça-feira, a maioria da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela primeira vez em oito anos. É uma derrota parcial para o presidente Donald Trump, já que o seu partido, o Republicano, vai ampliar sua vantagem no Senado, de acordo com projeções. Mesmo assim, através do Twitter, ele classificou o resultado do pleito como “um tremendo sucesso”.
Até a tarde de ontem, segundo a apuração, os democratas elegeram 220 deputados e republicanos, 193. Na legislatura anterior, os democratas tinham 193 e os republicanos, 235. Já no Senado, os democratas conseguiram 43 vagas, que se somam a 2 de independentes que acompanham o partido nas votações, enquanto os republicanos obtiveram 51 vagas até o momento atual da apuração. Na legislatura anterior, os republicanos tinham 51 senadores a 47. Como a apuração segue e as projeções indicam que os republicanos irão conseguir mais assentos, sua bancada irá aumentar.
O presidente Trump afirmou ontem que as eleições de meio de mandato foram um “tremendo sucesso”. O comentário foi feito no Twitter, horas depois do fechamento das urnas. Em outro comentário postado no Twitter, Trump voltou a atacar a imprensa americana, dizendo que a “grande vitória” aconteceu sob pressão “de uma mídia desagradável e hostil”. Já em entrevista coletiva, o presidente disse que espera trabalhar junto com os deputados democratas e que o Congresso pode se unir, principalmente em temas como infraestrutura e saúde.
Por outro lado, Trump afirmou que não vai cooperar com os democratas da Câmara caso deem início a investigações contra ele. Há especulações de que a maioria democrata possa abrir investigações sobre uma suposta violação por Trump das leis de financiamento eleitoral e sobre as declarações de imposto de renda do presidente e, até, um eventual processo de impeachment contra ele.
A eleição foi marcada por um número significativo de candidatos jovens, mulheres e de minorias étnicas e sexuais. O desempenho feminino foi destaque. Até ontem, 92 mulheres tinham sido eleitas para a Câmara, superando o recorde anterior de 84, de acordo com o “The Guardian”.
Já no Senado, 10 foram eleitas, elevando o número total de senadoras para 23. A Casa possui 100 cadeiras, sendo que 35 delas estavam em disputa. Alexandria Ocasio-Cortez, 29 anos, membro da ala esquerda do Partido Democrata, foi eleita deputada e se tornou a mais jovem no Congresso. As democratas Ilhan Omar e Rashida Tlaib são as primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS