Desfile vai festejar Dia da Consciência Negra
16/11/2018 18:25 - Atualizado em 20/11/2018 12:24
O projeto Black & Cia realiza na próxima terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, a terceira edição do Fashion Day. O evento vai acontecer no Centro Escola dos Esportes (Cede) Lulu Beda, no Jardim Carioca, a partir das 15h, e vai reunir várias atividades. Esta edição do Fashion Day terá como tema a Resistência Negra. A entrada será um pacote de biscoitos para a Missão Dorquinhas, no distrito de Santa Maria.
— O objetivo é conscientizar a comunidade negra a mantermos nossa luta por direitos igualitários e na formação da identidade buscando preservar a história e a cultura negra transmitindo isso às futuras gerações. Visa também comemorar conquistas e mostrar a força da resistência através da moda, dança e diálogo para empoderamento negro — explica a psicóloga Cida Chagas, coordenadora do projeto.
Divulgação
Entre as atividades, estão Roda de Conversa Arte e Prosa sobre a importância da resistência diante do sofrimento psíquico, social, físico e econômico da população negra; oficinas de turbantes, de boneca Abayomi para crianças; contação da história da personagem Cidinha Resistência, que combate o racismo e estimula a autoestima e autoaceitação para crianças. “Também haverá desfile Fashion Day Black e Cia, valorizando a beleza negra; apresentação de dança hip hop com o grupo Black & Cia; exposição fotográfica Novos Tempos na Casa Grande e dos desenhos do ilustrador digital LS Cartoons, além de produtos africanos Yamukella, como lenços e capulanas.
— Gostaria de agradecer ao presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, pelo apoio oferecido nestes dois anos, e à secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, que está sempre pronta a nos atender. São parcerias relevantes para a continuação do projeto em nossa cidade — diz Cida.
Dorquinhas - O Black & Cia segue arrecadando biscoito para o Dorquinhas em Missão, que faz parte do projeto Cristo Kids, em Santa Maria, no norte do município. Ao todo, cerca de 20 crianças são assistidas pelo projeto. “Começamos a campanha no II Fashion Day, realizado no último final de semana, e vamos continuar até o dia 20, quando realizaremos a terceira edição do evento”, destacou Cida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS