Chuva causa deslizamento em Niterói deixando mortos e feridos
10/11/2018 14:27 - Atualizado em 19/11/2018 15:17
Nove pessoas morreram após um deslizamento atingir imóveis no Morro da Boa Esperança, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, na madrugada deste sábado (10). Até as 15h15, 11 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.
O prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) afirmou que o local não era considerado de alto risco geológico, e que a tragédia foi causada por uma "rachadura no maciço" da encosta.
 
"Esse fenômeno do dia de hoje não foi deslizamento de encosta. Na realidade, o que ocorreu foi uma rachadura do maciço de um ponto onde infelizmente ocorreu a tragédia, disse.
 
O secretário de Defesa Civil, comandante Roberto Robadey, afirma que a cidade estava em estágio de atenção por conta das chuvas dos últimos dias.
"Choveu muito nos últimos dois dias. Niterói estava em estágio de atenção e alerta de acordo com a área e as comunidades estavam avisadas dessa situação, com recomendação para buscarem locais seguros", disse à GloboNews.
Segundo o presidente da associação de moradores do Morro da Boa Esperança, Claudio dos Santos, alguns imóveis estavam interditados, mas o prefeito nega a informação.
Uma força-tarefa foi montada, desde as primeiras horas da manhã, para as ações de resgate às vítimas da tragédia. São cerca de 200 profissionais da Defesa Civil de Niterói, secretarias de Obras, Conservação, Assistência Social, Saúde e Companhia de Limpeza trabalhando de forma integrada com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. Agentes da NitTrans e da Guarda Municipal coordenaram o tráfego para acesso à região.
 
Uma base de apoio foi montada na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, para receber os desabrigados. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informou que providenciou alimentação no local, além de doação de cestas básicas para as famílias que optarem por ficar com familiares e amigos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS