Bandidos armados tentam invadir escola em Guarus e aulas são suspensas
Jonatha Lilargem 11/05/2018 12:19 - Atualizado em 14/05/2018 13:47
Jonatha Lilargem
As aulas na Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, localizada no Parque Presidente Vargas, em Campos, foram suspensas nesta sexta-feira (11). O motivo foi a violência que assola o subdistrito de Guarus e que, no mês de março, resultou também no fechamento de unidades escolares. Dois homens armados tentaram entrar no colégio nesta manhã e causaram um grande transtorno.
Houve correria por parte dos alunos, que ficaram apavorados ao perceberem o que estava acontecendo. Muitos se desesperaram e correram para dentro da instituição. Os suspeitos não conseguiram entrar graças a um porteiro que impediu, mas, por conta da insegurança, os estudantes foram dispensados. Os homens chegaram em uma moto e mostraram a arma. Ninguém foi ferido.
Uma funcionária da escola, que preferiu não ter o nome divulgado, estava no momento em que a dupla armada tentou invadir a escola. “Foi um desespero. Nós ficamos muito nervosos porque aqui tem crianças muito jovens. Elas ficaram perguntando para nós se algo de ruim iria acontecer. Tivemos aulas normais durante a manhã, até os rapazes armados chegarem. Iríamos ter até conselho de classe, mas tivemos que cancelar as atividades”, afirmou.
O pai de um aluno de sete anos, que estuda na escola, conversou com a equipe de reportagem da Folha 1 e descreveu a situação. “Meu filho me contou tudo o que viu. Ele estava lá quando os motoqueiros chegaram. Os criminosos queriam entrar para acertar as contas com um aluno. Acho que queriam assaltar e até matá-lo. Meu filho ficou com muito medo e correu para a professora. Fica a sensação de insegurança. Disseram que, na segunda, vai ter aula normal, mas tenho dúvidas”, contou.
Jonatha Lilargem
Foi colado um papel no muro, ao lado da porta de entrada da escola, informando a suspensão das aulas por “motivos de força maior”. Por meio de nota, a Prefeitura de Campos explicou que, segundo a diretoria da unidade, houve uma tentativa de assalto em frente à escola na manhã desta sexta. A nota diz ainda que o porteiro da unidade trancou imediatamente o portão para que os infratores não entrassem na escola. Ainda segundo a Prefeitura, as aulas foram mantidas apenas para os estudantes que já estavam na unidade escolar. No período da tarde, não houve aulas. A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte informou que o registro de ocorrência foi feito na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).
Escolas fechadas no mês de março — Não é a primeira vez que alunos que estudam em Guarus ficam sem aula por conta da violência. Em março, escolas também da rede municipal tiveram as aulas suspensas por causa da insegurança. Os casos aconteceram no Parque Eldorado e no bairro da Codin. As unidades escolares optaram pelo fechamento temporário a fim de evitar que os estudantes pudessem ser afetados pela violência. As duas áreas são dominadas pelo tráfico de drogas. A situação está normalizada nestas instituições de ensino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS