Linhas da 1001 no alvo do Detro
- Atualizado em 11/05/2018 20:32
Audiência pública aconteceu na Câmara
Audiência pública aconteceu na Câmara / Paulo Pinheiro
O diretor técnico operacional do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), João Cassimiro, anunciou que as 145 linhas de transporte intermunicipal operadas pela Auto Viação 1001 no Norte, Noroeste e Região dos Lagos passarão por nova licitação. O anúncio foi feito durante audiência pública da CPI dos Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Campos.
Durante o encontro, o presidente da comissão, deputado Eliomar Coelho (Psol) e o relator, Geraldo Pudim (MDB), ouviram as reclamações contra o monopólio da empresa em grande parte do interior do Estado. A reunião foi motivada por denúncias do presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo Intermunicipais, Interestaduais, Rodoviários, Ferroviários, Hidroviários, Metroviários e Aéreos do Estado do Rio de Janeiro (Autrac), Paulo Roberto Baltazar, sobre a falta de licitação nas linhas da empresa e sobre as tarifas das passagens.
Audiência pública aconteceu na Câmara
Audiência pública aconteceu na Câmara / Paulo Pinheiro
João Cassimiro disse que a metodologia utilizada para definir o valor das passagens é pública e está no site do departamento. O representante do Detro adiantou ainda que, a pedido do Ministério Público Estadual (MPRJ), já está pronto o processo de licitação para as linhas intermunicipais que hoje são operadas pela 1001. “Essas permissões foram concedidas nos anos 90 e sempre prorrogadas pela Justiça. Agora será feita uma licitação que, acredito que vá balizar esses questionamentos”, afirmou Cassimiro, sem dar previsão de quando o pregão será realizado.
O diretor executivo da 1001, Heinz Wolfgang Júnior, explicou que a titularidade das linhas é do Estado e que a empresa tem a concessão. Heinz afirmou ainda que a empresa não interfere no cálculo do valor das tarifas, uma prerrogativa do Detro. “A empresa segue todos os parâmetros legais. Gera três mil empregos diretos e 15 mil indiretos e transporta por ano mais de 20 milhões de passageiros”, concluiu.
Audiência pública aconteceu na Câmara
Audiência pública aconteceu na Câmara / Paulo Pinheiro
Apesar de considerar a audiência proveitosa e importante, Geraldo Pudim disse que o encontrou deixou uma frustração pela falta de representantes dos municípios da região. “Com a denúncia do monopólio da 1001, a CPI veio a Campos para essa audiência e ouvimos representantes da empresa, do Detro, da Autrac. Mas saímos frustrados porque o objetivo era obtermos um raio x da situação do transporte no que diz respeito à regularidade de horários, condições dos veículos, se o preço da passagem é justo, se as empresas respeitam a gratuidade e, para tanto, convidamos prefeitos e secretários dos municípios da região, mas somente Campos e São João da Barra estiveram presentes e o debate ficou restrito ao monopólio da 1001”.
Também compuseram a mesa, o deputado Nivaldo Mulim (PR), o vereador de Campos, José Carlos (PSDC) e o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha. (V.N.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS